Análise Rápida - Tiny Bridge: Ratventure


 
"Tiny Bridge: Ratventure" conta a história de dois ratos que saem pelo mundo se aventurando em busca de queijos gigantes, entretanto por azar ou infelicidade todas as fatias em forma de cubo se encontram em locais de difícil acesso, cabendo a você - o engenheiro - criar uma ponte com estoque finito de madeira de modo que o casal de ratos consiga alcançar seus preciosos queijos. Vendo assim não parece algo tão difícil, mas é! Em meia hora de jogo alcancei a fase 9 do primeiro ''mundo'', e meu cérebro derreteu parcialmente de tantos fatores que tive que considerar para cada ponte construída. Infelizmente não aguentei continuar, a dor de cabeça falou mais alto.


Pontos Positivos:


-> A mecânica do jogo foi muito bem feita, você precisa pensar em muita coisa antes de deixar a ponte suspensa. Por exemplo, o próprio peso da parte construída da ponte afeta nos passos seguintes, pois dependendo de como a fizer, ela pode acabar entortando para baixo ou até mesmo caindo pela ladeira; conforme os ratinhos se locomovem a ponte também sofre inclinações para baixo, podendo comprometer na estrutura.

-> Os desafios não param por ai, no decorrer dos níveis novos problemas surgem para te deixar ainda mais inquieto. Criaturas verdes surgem e sempre que possível pulam sobre sua ponte, de modo a torcê-la para baixo. Lâminas giratórias também começam a complicar sua vida, pois dependendo de como a ponte for feita, qualquer inclinação errada pode fazê-la entrar em contato direto com tais lâminas, que despedaçam a madeira e te fazem ficar sem recursos necessários para conclusão da ponte.

-> Alguns níveis contam com construções verticais, ainda mais complexas que as pontes. De acordo com o peso e com o movimento dos ratos a estrutura pode facilmente ser jogada para a direita ou esquerda, com a possibilidade de sofrer um colapso e literalmente virar em direção ao chão. Ganchos também surgem no decorrer da aventura, e podem servir de auxílio para manter sua ponte fixa, uma vez que se entrelaçam.

-> Existe um ícone de lâmpada que auxilia e dá ideias de como proceder. Normalmente você precisa perder duas ou três vezes de modo que possa usar o recurso, que tem como função mostrar um tipo de ''replayzinho'' resolvendo o quebra-cabeça. Ah, o jogo dropa cartas e possui um sistema de conquistas na Steam; o gráfico é bonito, em forma de desenho em 2D.


Pontos Negativos:


-> A dificuldade é o coringa do jogo, ele pende para o lado positivo e para o negativo também. Fiquei imaginando se logo no primeiro ''mundo'' sofri tanto e ainda desisti antes de chegar na última fase, quanto mais no sexto ou sétimo mundo. Eles poderiam deixar um pouco mais fácil, pelo menos nos três primeiros mundos... A ponte sofre deformações com tamanha facilidade, sem dúvidas a madeira utilizada foi ''made in China''.

-> Os ganchos possuem sérios problemas no uso, vi a resolução de um enigma no qual o gancho se encaixava na madeira de modo harmonioso quando estes se encontravam. Na prática aconteceu justamente o contrário, fazia a madeira passar pelo gancho e nada! Jogava o gancho na madeira e nada! Foi aí que resolvi desistir, pois tinha uma maldita lâmina embaixo e minha ponte era destruída a cada tentativa de sintonizar com o gancho rebelde.

-> É complicado fazer as ligações entre as partes da ponte, muitas delas apresentam defeitos que permitem criar apenas uma 'pontinha' de nada, o que te faz perder recursos em troca de uma extensão quase que inexistente para a estrutura. A movimentação dos ratinhos é de se queixar, criei minha primeira ponte de modo plausível, mas mesmo conectando-a com a segunda ilha na qual estava o queijo, os ratinhos dependiam de uma extensão extra que tive que criar para atingir o pedaço de queijo! Eles não pisaram na ilha, apenas se moveram até onde a ponte alcançou.

-> O ícone da lâmpada não resolve o enigma para você, e em certos níveis nem te ajuda direito, pois assistindo tudo parece fácil, a inteligência artificial resolve de um jeito majestoso, puxando as extensões perfeitamente bem. Na sua vez de tentar, sai tudo errado, você puxa uma ponta e ela não estica tanto quanto foi mostrado na resolução; o gancho não encaixa direto; a ponte vira aonde não devia ter virado... Enfim, você só se sente ainda mais impotente sobre como manter sua criação estável.

-> Eu não sei se o jogo possui apenas duas músicas, ou se cada mundo tem uma música diferente. Mas de qualquer jeito, é cansativo passar 9 fases ouvindo a mesma música repetitiva. Eles poderiam ter criado uma trilha sonora mais longa e relaxante, e não músicas ''animadas'' e até ''infantis''. Atrapalham na concentração e na auto estima.



Concluindo, recomendo o jogo na promoção - por centavos - permitindo que as cartas recebidas paguem por ele. De forma alguma recomendaria pagar os 20 reais, a não ser que você realmente ame enigmas e continue persistente mesmo após muitas e muitas derrotas. Eu ganhei o meu na SteamGifts, e recomendo muito o site para tal, pois atualmente estão sendo criadas várias giveaways para o game, então aproveite que são poucos inscritos por ''rifa'' e tente a sorte durante a semana. Você com certeza vai se sentir desafiado enquanto derrete o cérebro em "Tiny Bridge: Ratventure", mas se cansar de perder ou enjoar de vez, apenas deixe-o aberto e receba cartas colecionáveis como prêmio de consolação. Clique aqui para ver a página da Loja.


Nenhum comentário:

Postar um comentário