Análise Rápida - The Extinction


"The Extinction" até hoje foi o melhor jogo Arcade de Nave Espacial que joguei, prova disso é que foi o único que me empenhei para completar todas as fases, derrotar o Boss e ainda adquirir todas as conquistas disponíveis. No começo achei o game deveras dificulto, apenas sendo rapidamente neutralizado pelos inimigos e não tendo chance alguma de vencer, mas depois que entendi a mecânica e descobri sozinho estratégias de combate ninguém me segurou, passei todos os níveis de primeira e ainda derrotei o Boss sem perder nem metade da vida.

O motivo dele ser tão bom assim: ele não se resume em completar fases destruindo inimigos e desviando de seus tiros, mas tem toda uma mecânica que possibilita gerar recursos minerando e conquistando planetas para investir neles, podendo assim aprimorar todas as suas armas e capacidades da nave. Além dessa grande inovação, planetas conquistados podem sofrer ataques a qualquer hora, tendo você que defendê-los para não precisar reconquistá-los futuramente. Para evitar isso você pode comprar um sistema de auto-defesa por um preço justo, excluindo a necessidade de se preocupar com invasores.

Para entender melhor, saiba que ao entrar na campanha alternativa do jogo você vai se deparar com uma tela mostrando três planetas diferentes e uma interface com acesso às lojas e aos recursos. Cada planeta tem uma dificuldade diferente - um fácil, outro médio e o último difícil - e para invadir basta clicar no qual desejar e selecionar a opção relativa. Então você precisará passar por três diferentes fases, com o objetivo de sobreviver e destruir todos os inimigos em um cenário 2D. Ao terminar as três fases você dominará o planeta, podendo investir dinheiro nele para aprimorá-lo e quem sabe ativar a auto-defesa. Se não ativar, eventualmente uma mensagem aparecerá dizendo que invasores estão tentando tomar o planeta, tendo você que passar mais uma fase para evitar que isso aconteça.

A questão é que derrotar todos os inimigos de cada fase pode parecer um desafio muito grande, mas não é. Primeiramente faça como eu, na interface inicial clique no recurso de "Mineração", o que levará sua nave para um sítio repleto de minérios a serem extraídos. Use o botão de atirar sobre os minérios para juntar ligas de ferro, então venda-as no mercado (também localizado na interface inicial). Repita o procedimento diversas vezes até ter dinheiro o suficiente para comprar as outras duas armas exclusivas para a nave. Isso pode levar cerca de 20 minutos, sendo necessário aproximadamente 15 mil de dinheiro, o que não é difícil de obter ''minerando''.

Depois de comprar os tiros, mergulhe nos planetas. Use sempre a segunda arma, que é ativa através da tecla 2. Apenas com ela consegui dominar os três planetas sem dificuldades e sem precisar de mais upgrades. A melhor estratégia nos dois primeiros planetas é sempre pegar o escudo no começo da fase, usar slow motion para deixar o tempo devagar e destruir naves que se aproximem demais e tentar se movimentar o mínimo possível. A estratégia é ficar parado e apenas mover a mira, pois o seu tiro destrói os tiros dos inimigos, assim você não precisa desviar, e como a segunda arma libera um laser poderoso, tal laser além de destruir os tiros inimigos ainda vai atingir a nave inimiga e arruiná-la por completo.

Seguindo essa tática você vai dominar os dois planetas com facilidade. No terceiro a coisa muda um pouco de figura, fique todo o tempo próximo do escudo, e quando se ver emboscado por naves de tiros triplos apenas pegue o escudo e faça o seu melhor. Use o slow motion para mirar nestas naves e prevaleça com a segunda arma. Não se desespere e não tente ficar voando pelo mapa, a melhor defesa é o ataque, manejando apenas a mira e se movendo somente quando for necessário para mirar melhor. Caso sua vida caia pela metade, pegue o coraçãozinho disponível em cada fase. O jogo só fica difícil se você tentar voar sem parar com a nave enquanto tenta mirar nos seus oponentes e desviar dos tiros deles tudo ao mesmo tempo, pois como eu disse a técnica é destruir os tiros e não fugir deles.

Após conquistar cada planeta use sua recompensa para ativar a auto-defesa e invista o resto em extração de recursos dos mesmos. Fazendo isso, após dominar os três planetas você vai ficar com dinheiro infinito e poderá comprar tudo da loja, inclusive todos os upgrades para melhorar as armas e enfrentar o Boss. Mas como? Bem, se você investiu nos planetas, a cada 3-4 visitas à interface inicial serão adquiridos 200 créditos por planeta, ou seja, 600 créditos, e isso por umas três rodadas seguidas, resultando em 1.800 de crédito. Desse modo, para créditos infinitos apenas visite a tela inicial repetidas vezes sem parar. Novamente, Como? Basta acessar a loja ou qualquer recurso e então fechar, o que resultará no retorno à tela inicial. Resumo: fique abrindo e fechando a loja sem parar até conseguir a quantia desejada de crédito sem nenhum esforço adicional.

Desse modo, após comprar tudo da loja e aprimorar todas as armas, enfrente o Boss com a arma número 2 e dê risada da facilidade que será fazer isso. Jogo Completo. Você pode conseguir todas as conquistas em cerca de 3 horas, visitando os recursos adicionais da interface inicial (tal como aba de craft para criar sua própria arma) e os outros modos de jogo (survival, Co-op Local e Fun). O jogo não passa muito disso, pois ele está em construção se podemos assim dizer. Muito conteúdo ainda vai ser acrescentado - incluindo um modo de Desafios e um modo de Campanha oficial - com muitos outros planetas a serem conquistados, armas a serem compradas e barreiras a serem ultrapassadas em dificuldades maiores.

Sem um pingo de dúvida recomendo "The Extinction" mesmo no preço total, quanto mais em uma promoção. Já vale a pena no acesso antecipado, ainda mais quando estiver completo. É um jogo magnífico e que, na minha opinião, está revolucionando o que chamamos de jogos de naves. Este game prova que não é preciso seguir sempre aquele mesmo padrão repetitivo apresentado nos demais jogos, mas sim que é possível implementar e inovar o estilo arcade sem tirar sua ''pegada'' clássica e retro. Você provavelmente vai se divertir muito mesmo que não curta jogos de nave, afinal para vencer é preciso de muita estratégia, e não somente reflexos rápidos e um bom mouse para suportar cliques rápidos e desgastantes que representam o puxar do gatilho. Clique aqui para ver a página da Loja.


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário