Análise Intermediária - Yet Another Zombie Defense




"Yet Another Zombie Defense" não é apenas um ''outro'' jogo indie qualquer com zumbis como os vários disponíveis no Steam. Na verdade, ele conseguiu destaque na minha coleção pela sua simplicidade que é ao mesmo tempo inovadora e viciante. Ele conseguiu juntar aspectos de sobrevivência junto com características de um tower defense, porém aqui você precisa montar toda uma fortaleza para se proteger, bem como aos turrets que colocar no campo.

Pontos Positivos:


-> É composto por três diferentes modos de jogo: o convencional de Defesa, o "Noite sem Fim" e o "Mata-Mata". No primeiro você e sua equipe trabalham juntos para sobreviver a ondas de zumbis, tendo um intervalo para comprar itens e se fortalecer entre cada onda; no segundo hordas infinitas de zumbis são lançadas no campo, sem paradas ou intervalos, seu objetivo é sobreviver sob um cronômetro o máximo de tempo que conseguir, contando com o apoio da equipe e de armas soltas pelos zumbis derrotados; o terceiro é parecido com o segundo, porém um jogador pode (e deve) atacar o outro.

-> A jogabilidade é realmente tranquila. Tanto no teclado e mouse como usando controle de X-box, aprender a jogar é muito simples. Basta usar as teclas padrões de movimentação (w,s,a,d), o mouse para girar o personagem, barra de espaço ou botão esquerdo do mouse para atirar, "G" para lançar granadas, botão de rolamento do mouse ou teclas numéricas para trocar de armas, enter para habilitar o chat local.

-> É possível jogar sozinho (mais difícil) ou em equipe. O interessante é que caso tenha algum amigo te visitando e estejam sem saber o que fazer, vocês poderão se divertir em uma partida co-op Local disponibilizada no jogo. Tive que destacar, pois hoje em dia é muito difícil encontrar algum jogo para computador que permita jogar tanto Online, como também Local.

-> Existe uma variedade considerável de armas a serem utilizadas no arsenal. Só para citar algumas: pistola, smg (metralhadora), shotgun, lança-mísseis, lança-chamas, arma de laser, arma de gelo, submetralhadora. Todas elas podem ser compradas no modo defesa ou recebidas aleatoriamente nos demais modos. A munição não é infinita (exceto da pistola) e por conta disso é sempre bom controlar os gastos para que sobre receita para reposição de tiros.

-> É possível criar, literalmente, uma fortaleza. Exclusivamente para o primeiro modo, existem diferentes tipos de barricadas que podem ser posicionadas em diferentes lugares e movidas de modo a criar muros e cercados; turrets são disponibilizados como um auxílio extra, cabendo a você comprar o mecanismo e depois ativá-lo comprando a arma que desejar e acoplando-a ao turret até então incompleto.

-> Para permitir uma sobrevivência mais duradoura, existem alguns poderes mágicos soltos por zumbis derrotados. Eles fornecem efeitos que duram por alguns segundos, mas podem fazer toda a diferença entre a vida e a morte em certos momentos turbulentos. Um deles, por exemplo, te deixa invencível por certo tempo, enquanto outro te deixa mais rápido e um outro te deixa invisível enquanto não estiver atacando.

-> Ainda no primeiro modo, é possível aumentar de nível e gastar o que seriam pontos de ''perk'' em cinco diferentes ramificações: velocidade de recarregar munição, velocidade ao se movimentar, quantidade de pontos vitais, velocidade de restauração automática de vida, distância necessária para pegar poderes mágicos no chão ao se aproximar deles.

-> Sistema de conquistas relativamente fáceis de obter e possibilidade em receber até três cartas colecionáveis enquanto joga.


Pontos Negativos:


-> Infelizmente não há tantos jogadores Online, o que pode tornar um grande desafio formar uma equipe completa (de quatro membros). Isso não apenas dificulta na jogabilidade em si, como mais pessoas tornam a defesa e ataque contra zumbis algo mais maleável, como também aumenta a complexidade de obter todas as conquistas, já que uma delas é atingir a onda 10 sem sofrer dano algum e outra exige montar quatro turrets, bem como equipá-los.

-> O sistema de barricadas não é tão eficaz quanto deveria ser. Durante as ondas você não vai poder atravessar a fortaleza de barricadas caso queira escapar ou se proteger em um espaço seguro. Na minha humilde opinião deveriam habilitar a passagem de jogadores através das barricadas, prendendo apenas os zumbis do lado de fora, como eles podem quebrá-las conforme atacam.

-> No modo defesa, apenas o host (anfitrião da partida) pode comprar coisas entre as ondas. O que os demais podem fazer é pedir para ele comprar determinadas armas, munições ou barricadas, clicando no item relativo que vai gerar uma mensagem de pedido. Isso até certo ponto é útil para uma fácil administração de todo lucro gerado, porém se o líder não souber ouvir os demais membros ou não souber como gastar de modo inteligente, a equipe toda vai, literalmente, para a cova.

-> A munição é compartilhada por toda a equipe, assim como as armas compradas (no modo defesa). Para maior compreensão, suponha que você faz parte de uma equipe com quatro jogadores, se o anfitrião comprar apenas duas shotguns, por exemplo, só dois jogadores poderão selecionar e atirar com a shotgun (os que forem mais rápido). Se este mesmo anfitrião comprou 100 tiros para a shotgun, os dois jogadores que a usarem terão que compartilhar os 100 tiros, não são individuais. Isso tem certa lógica por apenas o host poder comprar as coisas, apelando para o trabalho em equipe, mas acredito sinceramente que cada um ter sua porcentagem para gastar individualmente seria mais satisfatório.

-> O gráfico é bem fraco e você não pode controlar a tela, ela se move conforme você se locomove pelo campo. Nada de tão ruim, mas apenas para constar na lista. Ah, o sistema sonoro também deixa a desejar, aparentemente só há uma ou duas músicas, embora viciantes.

-> Não é possível criar barricadas em qualquer parte do campo, aparentemente há muitos espaços bugados, que simplesmente te impedem de montar uma barricada. Acredito que o intuito foi de limitar a construção da fortaleza apenas no centro do campo, sem poder usar as laterais para economizar barricadas.

-> O jogo se limita nos três modos citados, e nada mais. Obviamente não apresenta modo campanha e nem alguma história. Com isso, ele se torna enjoativo após algumas horas, principalmente por não ser possível salvar o seu progresso (e poder selecionar, por exemplo, a onda máxima que você já atingiu como ponto inicial, ou pelo menos poder reiniciar da onde parou após toda a equipe morrer até todo o dinheiro acabar).


 Um indie de qualidade é o que melhor descreve "Yet Another Zombie Defense", combinando o conteúdo divertido e bem feito com um baixo preço acessível para praticamente todos os bolsos. Se achar ruim, compre o mesmo durante uma promoção e depois venda as cartas que ele dropa para quase lucrar com ele. Você não vai se arrepender com este game, principalmente se tiver amigos que jogam ou encontrar uma equipe Online; é muito divertido sobreviver a incontáveis ondas de zumbis, se esquivando e erguendo fortalezas para se defender, bem como sair atirando em tudo que se move até não aguentar mais no modo "Noite sem Fim"; se estiver com rancor de algum amigo, e quiser transformá-lo em petisco para mortos-vivos esfomeados, tente convidá-lo para um "Mata-Mata".


Clique aqui para ver a página da Loja.


Nenhum comentário:

Postar um comentário