Análise Intermediária - Worms Ultimate Mayhem




Me surpreendi, pois além de vir com mapas e modo campanha do Worms 4, também veio com um bônus do Worms 3D, outro jogo do PS2. Aí entendi o motivo do nome ser "ultimate Mayhem", são dois jogos em um só! A qualidade é incrível, deixaram em HD, possibilitaram o uso do controle de Xbox 360, fizeram uma remasterização das músicas, permitiram usar os mapas do Worms 3D dentro do Worms 4, que na minha opinião foi um jogo muito melhor. Assim, quero dizer que todas as mecânicas e jogabilidade são do Worms 4, o 3D apenas empresta os mapas e fases. Não vi armas do 3D disponíveis nas batalhas, mas é possível que possam ser acessadas de algum modo (muito provavelmente após completar a campanha do 3D).


Pontos Positivos


-> Há realmente muitas, mas muitas coisas para se fazer! Além do Modo Online, o qual você pode jogar contra outros jogadores e suas equipes de minhocas, também tem dezenas de horas singleplayer. Só a campanha do Worms 4 já leva cerca de 6 horas, e é fazendo a mesma que você aprende a guerrear a utilizar os equipamentos disponíveis. Você vai treinar a artilharia com Bazooka, granada de mão, flecha venenosa, dinamite, taco de madeira, ataque aéreo e até fuzil franco-atirador! Também vai aprender a utilizar a corda ninja, a jet pack, a poção de Ícaro e paraquedas. O enredo em si é cômico, porém não apresenta nada de "UAU" ou de "BRILHANTE", é mais para descontrair e treinar suas habilidades.

-> Ainda no Singleplayer, existem os desafios, que são realmente desafiadores e ainda necessitam de um tempo mínimo para serem completos com sucesso! Se você quer todas as conquistas deste jogo, esteja preparado para sofrer muito e quase arrancar suas unhas de tanto roê-las. Por último e não menos importante, a campanha do Worms 3D já vem com todas as fases liberadas, mas completar cada uma libera uma nova arte para a galeria de imagens, que também libera uma conquista. É claro que a campanha do Worms 4 é mais divertida e diferenciada, mas essa também não é de se jogar fora.

-> O modo mais legal sem dúvidas é o de combate mortal, no qual você pode criar suas próprias equipes e combatê-las sozinho ou com amigos. Se você quiser jogar com até 4 amigos, basta passar o controle (ou teclado e mouse) de um para o outro conforme chega o turno da equipe escolhida por cada um. Se for jogar sozinho, você tem a opção de ativar a CPU Easy, Medium ou Hard, que são equipes controladas por inteligencia artificial. Se você ainda não entendeu como Worms funciona, basta considerá-lo um jogo de turnos. Cada equipe tem um tempo (de 15-90 segundos) para fazer sua jogada, escolhendo uma das armas no menu e então atirando contra o inimigo que preferir; feito isso, será a vez da outra equipe jogar, sendo que se forem mais 3 equipes, você terá que esperar 3 turnos para jogar novamente. No padrão, são 4 minhocas por equipe e além de poder configurar toda a aparência e até criar uma arma especial para sua equipe, você também pode criar um novo estilo de jogo e até um novo mapa!

-> A criatividade é imensa neste jogo, a grande variedade de armas, de roupas, de mapas, de estilos de jogos, de configurações e personalizações, de cenários e músicas.... Você vai se impressionar de como um jogo que parece ser tão simples e trivial é na verdade uma obra complexa e estupefata! Até nas vozes eles investiram! Você vai poder batalhar em paisagens com Dinossauros, com Cavaleiros Medievais, com párias Árabes, com Agentes Secretos e até mesmo com minhocas zumbis! O jogo é incrível e só para completar o tutorial inicial você já vai gastar no mínimo uma hora do seu tempo.


Pontos Negativos


-> Infelizmente eu sempre gasto a maior parte das minhas linhas nos pontos positivos durante minhas análises, tendo que considerar os pontos negativos de modo mais breve e objetivo. Primeiro para quem gosta de usar o controle de Xbox se seu controle desligar por um segundo que seja, o jogo só vai deixar usar mouse e teclado, então você precisará fechá-lo e carregá-lo novamente, pressionando algum botão do controle para reativá-lo ingame. Isso é triste, pois se sua pilha acabar no meio da partida ou você termina a mesma com teclado ou você reinicia o progresso por fechar o jogo.

-> A inteligência artificial é lastimável, até a CPU Hard é ''burra''. Tanto nas fases, como nos jogos de combate mortal, você não vai encontrar desafios em enfrentar os inimigos. O único motivo pelo qual a CPU Hard é apelona, é por ter uma boa mira e sempre escolher as armas mais fortes para lançar de modo repetitivo até obter a vitória. Por exemplo, eu tinha deixado o Burro de Cimento infinito, mas queria apenas usá-lo uma ou duas vezes, para uma batalha dinâmica e com diferentes armas e ataques. Entretanto, a CPU fez questão de usar durante O JOGO INTEIRO apenas o burro de cimento, destroçando minha equipe e tornando o jogo realmente sem graça.

-> As conquistas são muito difíceis, principalmente por causa dos Desafios, mas não apenas por conta disso. Você vai precisar jogar demais no modo Online, e encontrar jogadores o suficiente para isso. Honestamente este seria o último jogo que eu recomendaria para pegar todas as conquistas, como você vai dedicar muito tempo para obtê-las (eu, por exemplo, tenho 30 horas de jogo). Se você não tiver amigos para te ajudar, lamento em dizer que vai ser praticamente impossível de receber as conquistas do modo online.

-> O sistema de saltos é meio dificulto em Worms, principalmente em algumas fases e desafios os quais vão exigir de saltos 'perfeitos' e 'rápidos', você vai sofrer um pouco até pegar o jeito. A poção de Ícaro é o exemplo perfeito disso, eu até hoje ainda não sei como usá-la, e os momentos os quais eu consegui ter êxito foi mesmo na sorte. Uma hora você está voando com ela e outra as asas simplesmente não abrem e você vai diretamente para a morte (uma observação, as minhocas não sabem nadar).


Worms é um jogo de turnos bem diferente que qualquer outro que você já tenha visto anteriormente, misturando um estilo de FPS com elementos RPGs e ainda sempre pendendo para um lado de senso de humor e de gráficos fofos no meio de uma guerra com armas poderosas e de todos os tipos. Também é, em partes, um jogo de plataforma e não deixa de lado a descrição de ação e de aventura. Não é correto afirmar que Worms é um jogo para crianças, porém o público infantil também vai se divertir enquanto destrói cenários e inimigos jogando vacas explosivas de um helicóptero ou enquanto transforma aquele amigo irritante em uma minhoca Alien com pulos anti-gravidade. Ao mesmo tempo, jogadores mais experientes vão se sentir desafios durante todo o tempo, tendo que criar estratégias de combate que fazem o jogo se transformar em uma partida de Xadrez explosiva. Clique aqui para ver a página da Loja.


Nenhum comentário:

Postar um comentário