Análise Intermediária - Wildlife Park 2: Dino World


"Wildlife Park 2 - Dino World" é um dos melhores simuladores de zoológico dos disponíveis no Steam, principalmente se você procura algum substituto do clássico "JP: Operation Genesis", que embora seja inigualável, tem muitas semelhanças com este título em questão. Podemos resumir os simuladores de zoológico em duas diferentes empresas, uma delas eu experimentei dois jogos e desisti, pois realmente a dificuldade é muito mais elevada e há muito mais coisa a ser considerada, já desta o simulador se torna algo mais casual, embora ainda haja bastante conteúdo, fica mais próximo dos jogos Tycoon, interfaces de fácil acesso e entendimento, atrações mais interessantes e espécimes menos 'frescos' com a ambientação.


Pontos Positivos:


-> A complexidade deste jogo não é tão alta quanto outros por aí, sendo acessível para diferentes tipos de públicos.

-> As interfaces não são bagunçadas e repletas de informações, na verdade, é tudo bem organizado e mesmo sem um tutorial você não vai ficar perdido.

-> Há dinossauros famosos para serem criados no zoológico, incluindo: o maioral Tyrannosaurus Rex, o Velociraptor, Utahraptor, Stegosaurus, Ankylosaurus, pachycefalosaurus, triceratops, entre outros.

-> As criaturas não são tão chatas quanto em outros simuladores, mas também exigem diferentes necessidades. Por exemplo, algumas têm preferência do tipo de solo, da alimentação, de um local para repousar, da proteção ao tentarem escapar, de algum equipamento para se divertirem (como exemplo obstáculos de agilidade para saltarem).

-> Os recursos de ambientação são diversos, incluindo muitos tipos de árvores e plantas. Elas não afetam tanto nos dinossauros, mas certos tipos de plantas só podem ser plantadas em determinados tipos de solos. Por exemplo, não é correto tentar plantar um cacto em um solo verde repleto de grama.

-> É possível ler os ''pensamentos'' das plantas, animais e visitantes. Basta clicar sobre cada um deles. Isso é muito eficaz para entender a necessidade de cada um, e como há uma face de humor sobre cada ser, é possível saber se estão satisfeitos, irritados, tristes ou morrendo.

-> Como o nome diz, não é apenas um zoológico, mas um parque. Você pode incluir diferentes atrações para o público, além de poder criar todo o comércio de bebidas, alimentos, sorvetes.

-> Junto com o ponto anterior, as melhores atrações são de surpreender, lembrando extremamente o Jurassic Park e World. A que lembra do filme antigo, é a possibilidade de montar uma estação para carros automatizados, sendo que você pode montar a trilha passando por dentro das jaulas, sem que os dinossauros destruam os veículos. A segunda que lembra do filme recente, é a torre de observação, com dois prédios ligados por uma ponte, também pode passar pela jaula de dinossauros.

-> O clima pode alterar com o passar do tempo e afetar os dinossauros. Por exemplo, em certos mapas há neve, que deixa todo o chão coberto de gelo, mas não o altera após o inverno passar. Os dinos do seu zoo morrem todos congelados caso você não seja rápido e compre aparelhos que geram calor artificial. A água também não é um problema, você pode comprar certas máquinas que transformam todo o chão ao redor em um lago artificial.

-> A trilha sonora é repetitiva, mas é bonita e dificilmente se torna enjoativa de fato. O gráfico não é tão ruim, e você pode remover todas as interfaces e ver seu zoo em primeira pessoa sem dificuldade alguma.

-> É possível pegar os dinossauros e pessoas e movê-los para onde desejar. Com isso, caso queira transformar seu zoo em um filme de terror, experimente jogar visitantes na jaula do T-Rex. Ou deixe algum dinossauro escapar de sua respectiva jaula pelo zoológico. Mas crianças, não se preocupem, ninguém morre de verdade, apenas entram em estado de coma e podem ser revividos com um médico.

-> Falando nisso, há muitos recursos para a administração e organização do zoológico, incluindo faxineiro, médico, centro de pesquisas (para liberar novas espécies) e até adestrador. Os alimentos não são ilimitados, como carne e fruta para alimentar dinos, portanto é preciso criar fazendas para o cultivo e pecuária. Você também pode regular o preço de cada atração e do ingresso para o parque, bem como investir em marketing para abranger um público maior.

-> O modo livre permite ativar a opção do dinheiro não ser mais um problema, com gastos ilimitados, bem como dos recursos não acabarem, como carnes e vegetais.


Pontos Negativos:


-> O modo de missões é desinteressante e não ensina muita coisa, pois é realmente chato de acompanhar. Eu particularmente parei logo na primeira parte e parti para o modo livre, pois se seu objetivo é criar um zoo, você vai poder fazer isso sem problemas mesmo que não complete os objetivos principais.

-> É muito difícil agradar os clientes, pois por mais que você encha o zoo de decorações, sempre vai ter um pedindo por mais, e mesmo que você coloque várias máquinas de refrigerante e bebedouros espalhados, sempre vai ter um reclamando de sede.

-> O lucro demora bastante para aparecer, e o modo de avanço de tempo não é tão eficiente. Como há muitos gastos para manutenção e etc, se quiser ir construindo seu zoológico aos pouquinhos, uma jaula por vez e com um capital muito limitado para o início do investimento (tal como 200 mil), sinto muito mas dificilmente seu negócio vai pra frente. Tudo é caro e os clientes são mãos de vaca. Além do mais, com poucas atrações e animais os clientes vão reclamar pela falta de conteúdo, e seu parque vai a falência pela taxa minuscula de interessados.


-> É quase impossível criar uma área toda plana na mesma estatura, pois as ferramentas não possuem meio termo, ou elevam demais criando picos ou rebaixam demais criando abismos.

-> Há poucos animais e dinossauros disponíveis. A maioria já aparece bloqueada, necessitando provavelmente comprar DLCs ou o jogo principal, restando apenas cerca de 20 espécies diferentes, ou então menos.

-> Não há nenhum dinossauro saurópode, ou "pescoçudo", o que fez grande falta. Só há três predadores, com a ausência do Spinosaurus, Giganotosaurus, Allosaurus, Carnotaurus, entre outros.

-> As vezes problemas inexplicáveis atrapalham na construção do parque, eu mesmo presenciei o da atração do carro automatizado, onde sem mais nem menos não estava sendo possível completar a trilha, ligando de um lado ao outro da estação, simplesmente não dava para terminar a ligação.

-> A inteligência artificial é muito fraca mesmo. Apesar dos humanos fugirem e se abaixarem quando dinossauros escapam, quando eles estão presos a história é diferente. As pessoas não conseguem simplesmente andar pelo parque, qualquer inclinação ou falta de um pedacinho pequeno da pavimentação já 'buga' os visitantes, que ficam presos e se aglomeram em determinado ponto e não conseguem caminhar por todo o zoo sem que alguma coisinha mínima os atrapalhe de continuar andando.

-> Só há um animal aquático, e ainda tartaruga marinha. Apesar de ser ''dino world'', poderiam ter incluído algum réptil marinho ou voador da era Mesozóica.


"Dino World" é sem dúvidas um dos poucos jogos bons existentes atualmente para simular um zoológico de dinossauros. Apesar de disponibilizar poucas espécies de dinos e da inteligência artificial ser pouco desenvolvida, o título vale a pena pelo bom conteúdo e pela simplicidade de entendimento. Não é preciso ser nenhum especialista ou mestre na administração para construir seu próprio negócio, e o modo livre ainda permite dinheiro ilimitado para quem quer algo casual e apenas para diversão. Clique aqui para ver a página da Loja.



Nenhum comentário:

Postar um comentário