Análise Intermediária - Survarium


Antes de mais nada vale ressaltar que esta análise está sendo feita por um iniciante, afinal não tive horas suficientes de jogo para aproveitar todo o seu conteúdo, escrevendo apenas sobre minhas impressões básicas ao participar de quatro partidas diferentes. Sem dúvidas muitos pontos serão deixados de lado, afinal como é óbvio não pude notar tantas coisas em 4 horas quanto alguém que jogou 40 horas, por exemplo. Entretanto, os pontos mais evidentes constarão conforme eu pude não somente observar, como também vivenciar durante as partidas.


Pontos Positivos:


-> A jogabilidade como um FPS (tiro em primeira pessoa) é simples e dinâmica de modo parecido aos demais disponibilizados no mercado. Caso já tenha jogado algum antes, provavelmente não terá dificuldades em aprender os comandos de movimentação/mira/fogo.
 
-> Teoricamente dependendo do lugar que você atingir o oponente as consequências serão diferentes. Atingir os braços pode impedir o oponente de usar armas para as duas mãos, restando apenas pistolas e armas leves; atingir as pernas pode fazer com que o oponente não consiga mais se movimentar; atingir a cabeça pode causar morte instantânea. Infelizmente não vi nada acontecer na prática (além do ''hs''), mas se de fato for aplicado será um diferencial. Também existe sempre a possibilidade de causar sangramentos.

-> O fogo amigo é habilitado, ou seja, você pode causar danos e até matar seus parceiros de equipe. Isso é bem legal, mas é preciso tomar cuidado com os felizardos que se revoltam ao ver seus parceiros roubarem a ''kill''.

-> Os cenários são diversificados, alguns até lembraram levemente a cidade de Moscou do jogo "Metro 2033". Isso pelo fato de que aparentemente o jogo se passa em um mundo pós apocalíptico, e portanto todos os mapas demonstram rastros de destruição ou construções em ruínas. Também mostram a natureza voltando a dominar sobre a antiga floresta de pedra, lembrando um pouco de "Crysis 3".

-> Os gráficos e áudios são regulares, nem tão bons, nem tão ruins. Existe um sistema de conquistas, a grande maioria difícil de obter (por exigir jogar centenas de partidas e matar centenas de oponentes).


Pontos Negativos:


-> O jogo tem literalmente várias ''anomalias'', que são esferas luminescentes coloridas que causam danos de radiação altíssimos, te matando em poucos segundos caso se aproxime delas. A ideia era de disponibilizar duas (das quatro) classes com equipamentos resistentes às anomalias, de modo a poder destruí-las e ganhar bônus especiais que perduram até o final da partida. Legal, mas eu vi o outro lado da moeda, escolhi uma classe sem resistência aos efeitos das anomalias, e posso afirmar que em muitas partidas morri mais por causa delas do que por jogadores. Para mim elas mais atrapalharam no jogo do que inovaram, pois surgem em pontos aleatórios do mapa e vão mudando de posicionamento durante a partida, muitas vezes te obrigando a dar uma volta longa só para evitar contato ou senão enfrentá-las e perder pelo menos metade da vida simplesmente por passar correndo.

-> Inicialmente você só tem acesso a três armas primárias diferentes, sendo a mais balanceada entre elas a automática. Joguei com as três e posso afirmar que sofri muito com as outras duas de tiro ''lento'' e recarregamento frequente. Apesar disso, vi muitos jogadores se dando bem com elas, acredito que talvez fiquem melhores com ''upgrades'' (melhorias) extras.

-> Você geralmente consegue novos objetos após o término de cada partida, tendo que escolher ''presentes'' aleatórios em um mapa, sendo que um deles contém um equipamento novo. É preciso bastante sorte para conseguir, mas tem uma outra opção ''mais simples''...

-> Por ser um jogo gratuito já era de se esperar os grandiosos elementos ''pay-to-win''. O modo ''fácil'' de conseguir equipamentos melhores, bem como ''upgrades'' é comprando moedas do jogo por dinheiro real. Abrir a carteira sempre soluciona problemas, e apesar de ser um ponto negativo por criar jogadores poderosos e mortais que pagam para tais recursos, é algo indispensável por gerar alguma receita aos desenvolvedores.

-> O tempo para começar uma partida pode ser desanimador, eu quase desisti na minha primeira vez por pensar que não havia ninguém jogando, pois levou cerca de cinco minutos para conseguir entrar em uma partida. Acredito que a média seja de 3 minutos na busca por jogadores e partidas. Mas isso é apenas o começo, uma vez que o servidor é criado ainda pode ser necessário esperar mais 5 minutos antes do combate começar, dando um tempo para todos os jogadores entrarem no servidor - ou seja, depende da velocidade da internet de cada participante.

-> A recolocação dos jogadores em alguns mapas acontece de modo terrível e desproporcional. Para exemplificar, em um cenário com uma construção com um telhado acessível - dando uma boa visão de todo o mapa - uma das equipes passou a ser recolocada (respawnada) já próxima do telhado enquanto a outra era recolocada no chão, ou seja, se tornavam alvos fáceis e precisavam escalar toda a construção para tentar chegar no ponto mais alto.


"Survarium" pode ser considerado apenas mais um FPS, porém com mapas pós apocalípticos. Como acontece com grande parte dos jogos gratuitos, quem gasta dinheiro real sempre possui equipamentos e armas melhores e sempre garantem as maiores pontuações da partida. Mas se sua vontade é de apenas se divertir, e não apenas competir por colocação, isso não será um grande empecilho, afinal, o jogo é bem dinâmico e interessante, com um balanceamento regular. Minha dica é optar por uma das classes com vantagens sobre as anomalias, pois elas podem realmente se tornar pedras no seu calçado atrapalhando e muito na jogabilidade. Clique aqui para ver a página da Loja.

Nenhum comentário:

Postar um comentário