"Sniper Elite: Nazi Zombie Army" é um jogo de tiro
em terceira pessoa, mas que já está relativamente ultrapassado. O motivo disso
é claro: a trilogia foi lançada na loja da Steam contendo os dois primeiros
jogos remasterizados e um terceiro para concluir a saga. Por conta disso, tanto
este título como o segundo vendidos separadamente perderam certa popularidade e
o número de jogadores decaiu junto. Isso afeta, obviamente, no modo cooperativo
online (pela dificuldade em criar uma equipe completa) e consequentemente em
obter todas as conquistas (como algumas delas exigem uma equipe completa para
serem desbloqueadas).
Pontos Positivos:
-> Tem uma jogabilidade simples e viciante, após alguns minutos
você provavelmente já vai se adaptar ao game. Por ser em terceira pessoa, é
mais fácil de visualizar os inimigos ao redor, bem como escapar deles a tempo.
O que torna o jogo ainda mais mágico é a mecânica de ''killmove'', ativa quando
você acerta um zumbi à distância - mostrando o tiro atravessando o adversário
em câmera lenta e tudo mais.
-> Aceita o controle de X-box 360, podendo assim substituir o
mouse e o teclado por algo ainda mais tranquilo.
-> Possui um contexto interessante e diferenciado, afinal se
passa durante a Segunda Guerra Mundial, excluindo toda aquela mesmice de
apocalipse zumbi ocasionado pelo vírus, por algo mais mitológico: não aceitando
a derrota na guerra, Hitler traz os mortos de volta à vida por meio de rituais
demoníacos e ocultistas, tornando a Alemanha um país literalmente lotado de
zumbis.
-> Tal fato já se entrelaça com o método principal de obtenção
de munição: vasculhando zumbis derrotados. É legal pensar que não são 'loots'
aleatórios, mas sim estoques de munição que os ex-soldados, agora zumbis,
carregavam consigo durante a guerra.
-> Os cenários são bem sombrios, misturando toda a devastação
causada pela guerra e pelos zumbis com efeitos e símbolos sinistros dos rituais
satânicos.
-> É possível jogar toda a campanha sozinho, no modo
single-player, como também ela inteira com jogadores online (coop). Você pode
tentar encontrar uma partida rápida pelo menu ou criar uma partida privada para
seus amigos. O engraçado é que mesmo sem completar a campanha nenhuma vez você
já vai poder escolher qualquer fase do jogo para o modo Online.
-> Não se resume em apenas zumbis lentos e desmiolados, na
verdade neste jogo você também vai encontrar: zumbis atletas que correm até
você e então se explodem; esqueletos que não morrem com tiros na cabeça, mas
sim no peitoral; zumbis mais fortes que atuam como ''mini-boss'' e carregam
metralhadoras giratórias poderosas; zumbis snipers, que pulam constantemente de
um lugar para o outro, te atirando de longas distâncias; líderes nazistas que
atuam como ''bosses fantasmagóricos'', podendo conjurar quantidades infinitas
de zumbis e esqueletos e tendo um escudo impenetrável que só é desativado ao
destruir os crânios que giram ao redor do corpo deles.
-> O sistema de áudio é incrível, principalmente se usado fone
de ouvido. Desde as vozes de espíritos de crianças assassinadas até músicas
magníficas de uma trilha sonora muito sombria, este jogo não deixa nada a
desejar neste aspecto.
-> Possibilidade de carregar até três diferentes armas, uma de
cada tipo, e cinco diferentes bombas. Um espaço (slot) é para o rifle
(essencial durante todo o jogo), um para arma automática
("metralhadora"), e outro para pistola. Existem diferentes tipos de
cada um dos três estilos de armas. Já as bombas são: dois diferentes tipos de
granadas que podem ser arremessadas, dois diferentes tipos de minas terrestres
e a dinamite (que pode ser colocada no chão e depois ativa ao atirar sobre
ela).
-> Possui um sistema de conquistas (ainda que bem complexo),
dropa cartas colecionáveis, tem um sistema de classificação (para os mais
viciados).
Pontos Negativos:
-> O modo Online é extremamente vazio, você dificilmente vai
encontrar alguém para jogar com você (caso não tenha nenhum amigo com o jogo) e
muito menos vai conseguir montar uma equipe completa (com quatro jogadores)
apenas procurando por uma partida rápida.
-> Mesmo se conseguir encontrar jogadores, seus problemas ainda
não vão parar por aí, pois no modo Online o checkpoint não é salvo. Como assim?
Se por qualquer motivo você tiver que sair da partida Online e mais tarde
quiser voltar do ponto em que parou você vai se decepcionar, pois (ressaltando)
no modo Online só é possível começar a fase do INÍCIO, e não importa seu
progresso alcançado, somente no single-player o mesmo será salvo.
-> Deixando o ponto acima de lado, o sistema de salvamento
ainda deixa a desejar. Você talvez pense que do jeito que está é melhor para
deixar mais difícil, porém se você realmente jogar na dificuldade alta vai
sentir que tornaram os checkpoints muito distantes uns dos outros, fazendo você
repetir toda uma parte imensa em caso de falha (em muitos momentos, mas não
todos).
-> O jogo é bem curto (Cerca de 5 horas), contendo apenas cinco
fases. Ainda assim, consegue ser totalmente repetitivo. É como se fosse um hack'n'slash
mas de tiro, você só vai enfrentando horda atrás de horda de inimigos para
poder prosseguir o caminho e enfrentar mais inimigos antes de liberar a próxima
passagem.
-> A repetição inclui os únicos dois bosses do jogo também, que
são praticamente os mesmos (um deles é o ''final boss''), ficam conjurando
inimigos e se protegendo atrás de um escudo de energia, tendo você que
desativá-lo e então matá-lo apenas ignorando e se esquivando dos demais
asseclas.
-> A falta de criatividade não é somente com relação aos
níveis, mas também sobre o enredo, que praticamente inexiste. Você e sua equipe
só precisam sobreviver e destruir peças ritualísticas amaldiçoadas para tentar
escapar com vida, nada além. O jogo não te explica claramente o motivo de você
estar tomando rumo em certas atitudes e nem constrói uma série de eventos que
te faça ficar preso à tela no decorrer da trama. Nesse sentido tem aquela mesma
simplicidade de alguns jogos de apocalipse zumbi onde nada importa além da
sobrevivência.
-> As conquistas são quase que impossíveis de obter para quem
tiver interesse em 'zerar 100%'. Isso pelo fato do jogo ser bem vazio no modo
Online, e as conquistas mais importantes exigirem que você finalize cada fase
com uma equipe completa de quatro jogadores e ainda termine o jogo na
dificuldade máxima em Coop. Ah, e uma delas exige que você adquira o Nazi
Zombie 2.
Em suma, recomendo "Sniper Elite: Nazi Zombie
Army" para o público que realmente gosta de detonar zumbis, seja atirando
seja explodindo-os com bombas. Embora repetitivo, tem uma mecânica viciante por
ser ''fácil de manejar'' e ao mesmo tempo apresentar vários movimentos
especiais de câmera lenta ao matar zumbis com um rifle em longas distâncias. A
quantidade variável de inimigos e ação constante junto com pitadinhas de uma
atmosfera sombria torna este título uma excelente opção para sobreviventes do
apocalipse. Vale a pena dar uma chance, mas se você tiver dinheiro sobrando,
minha dica é pular direto para a trilogia lançada em 2015. Clique aqui para ver a página da Loja.
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