Análise Rápida - Robot Rescue Revolution


Robot Rescue Revolution é um jogo de resolução de enigmas, mas seu grande trunfo é permitir que os jogadores criem seus próprios mapas e compartilhem com a comunidade. Os enigmas têm uma mecânica simples, porém ficam complexos de acordo com os obstáculos apresentados. Basicamente você entra no controle simultâneo de dois ou mais robôs em um mapa pequeno; desse modo, caso você vá para direita com um dos robôs, os outros automaticamente seguirão o mesmo comando. Assim, você precisará atravessar uma rota repleta de armadilhas e de quebra-cabeças movendo os vários robôs até a saída, sem comprometer o funcionamento de nenhum deles.


Pontos Positivos:


-> Os enigmas são divertidos e em uma hora você já deve ser capaz de concluir mais da metade deles. Eu parei na fase 19, sendo que são 30 no total. Não levei muito tempo para chegar neste nível, entretanto a partir daí a dificuldade ficou apelativa demais, levando muito tempo para no final cometer algum errinho bobo e ter que reiniciar toda a fase. Ainda assim, o jogo proporciona bastante diversão e te faz pensar em N coisas até conseguir terminar o nível.

-> Os obstáculos são diversificados: desde portões que são desbloqueados somente após pressionar seus respectivos botões de abertura, até dinamites, buracos, cercas elétricas e armas de fogo que funcionam de maneiras similares (ativos ao apertar certos botões).

-> É muito interessante ter que pensar em estratégias de modo a fazer com que todos os robôs atinjam o ponto final inteiros. Em certos momentos você vai ter que controlar até quatro robôs de uma só vez, e provavelmente vai morrer muitas vezes até ficar ligado em todos os obstáculos e caminhos disponíveis. Realmente existem vários fatores a serem considerados, mas eles dão graça ao jogo, evitando que se torne muito repetitivo ou enjoativo.

-> É possível criar e editar seus próprios mapas! Existe um breve tutorial explicando como fazer, entretanto é tudo tão simples que nem precisa de manual. Você pode escolher o cenário, posicionar obstáculos, portões e paredes aonde desejar, escolher o número de robôs que o jogador terá que controlar e suas colocações iniciais, configurar o tempo máximo para completar o mapa e dar um nome exclusivo para o mesmo. Uma vez que sua criação estiver completa, você terá que testá-la e, se for possível terminá-la de fato, poderá compartilhar com a comunidade.

-> O gráfico é muito bom sem ter tanta necessidade; os menus são atraentes e visualmente agradáveis; as músicas são tranquilas e trazem uma sensação de paz enquanto você passa raiva tentando desvendar os enigmas; o jogo possui um sistema de conquistas interessante, além de dropar cartas com o tempo.


Pontos Negativos:


-> Sobre a criação de mapas, uma vez que você compartilha não tem como saber o que aconteceu. Sinceramente ainda não descobri, olhei meu feed de atividades na Steam e não apareceu nada, tentei ver dentro do próprio jogo e nenhuma informação foi disponibilizada com relação ao meu mapa. Deveria existir algum modo de administrar as opções de compartilhamento e gerar valores sobre o número de usuários que visitaram e concluíram o mapa.

-> Os enigmas a partir do primeiro mapa de gelo ficam bem complexos, você vai precisar de muita paciência e de tempo, além de coragem e persistência para finalizá-los. Passam a exagerar no número de obstáculos e de robôs a serem controlados simultaneamente, torna-se algo maçante e cansativo com o tempo.

-> O modo multijogador é limitado ao local, ou seja, não tem como fazê-lo Online. Isso implica também em uma das conquistas, sendo difícil trazer alguém interessado em 'tentar' completar o jogo no seu próprio computador. Aliás, são horas de treino e de inspiração para completar o jogo, não é qualquer um que vai ter tanta paciência, ainda mais tendo que depender de uma outra pessoa (inexperiente).



Assim, recomendo "Robot Rescue Revolution" em uma promoção ou quem sabe até mesmo gratuitamente em um giveaway. Este é um jogo de nível mediano em dificuldade, mas de grande complexidade para obtenção de todas as conquistas (principalmente por ter que completar o jogo em multijogador e ter um bom 'rating' em um mapa criado por você mesmo). Vale a pena dar uma chance, principalmente por este tipo de enigma ser bem dinâmico e exótico. Se não curtir tanto, invista alguns minutos brincando de developer e construa seu próprio quebra-cabeça do zero, garanto que é divertido. Clique aqui para ver a Página da Loja.




Nenhum comentário:

Postar um comentário