Análise Rápida - Only If


Only if é um jogo mentalmente perturbador, não por ter terror psicológico ou algo assustador, mas sim por ser confuso e surreal, te levando para lugares extremamente estranhos e te obrigando a fazer coisas sem um pingo de senso lógico a fim de escapar com vida. São cerca de duas horas de muita loucura, e não apenas nas fases, como também na história e nos diálogos com o antagonista. Devo dizer que ao mesmo tempo é um jogo confuso e engraçado, as conversas são cômicas e o vilão hilário. Você precisa entender inglês para ter menos dificuldade neste jogo, principalmente por não ter legendas, sendo preciso entender partes das conversas para passar. Recomendo ver vídeos no Youtube caso tenha dúvidas.


Pontos Positivos:


-> É gratuito. Sem dúvidas este é o maior ponto positivo de 'Only If', e mesmo se fosse pago (por um baixo preço) valeria a pena jogar, pois é um game bem diferente da maioria e vai te trazer vários momentos de diversão e alguns enigmas para pensar um pouco.

-> O gráfico é bem bonito, capricharam em alguns cenários e efeitos. A trilha sonora também é muito boa, tanto as músicas, quanto as vozes e sons do ambiente. Fizeram um excelente trabalho na voz do personagem principal, Anthony, e na voz do antagonista, que só fala por rádios aleatórios.

-> Possui algumas partes desafiadoras e que exigem um raciocínio rápido. Como por exemplo em uma sala que começa a ficar com o chão 'queimando em sombras', você precisa simplesmente sair correndo e acabar se deparando com um quadro escrito ''fique aqui'' com um móvel embaixo, sendo que subir em cima do móvel é a única escapatória do lugar, que começa a ficar de ponta cabeça - as paredes vão girando e você vai caindo para um outro cômodo sem entender nada o que se passa. É simplesmente incrível.

-> Possui controles fáceis, utilizando na maioria as teclas básicas de movimento (w,s,a,d), o shift para correr, 'E' para interagir com objetos, além de permitir escrever em certos momentos. Por exemplo, durante uma cena do jogo o antagonista pede por rádio que você diga algo doce para ele em um tempo de aproximadamente 15 segundos ou do contrário você morre; assim, você precisa rapidamente digitar a resposta, que pode ser 'honey' por exemplo.

-> As conquistas têm ícones bem diferenciados e são fáceis de obter. Além de completar o jogo, você precisa realizar certas ações que aumentam em pouco a dificuldade em finalizar certos enigmas. Recomendo que veja o guia dentro da própria Steam.


Pontos Negativos:


-> Para começar podemos tratar da história, que é bem confusa e praticamente inexiste de modo mais completo, inicialmente Anthony simplesmente compareceu a uma festa de adolescentes e depois acordou sem lembrar de nada em um lugar estranho, tendo que seguir instruções de um lunático em um rádio para escapar com vida.

-> As conquistas são fáceis, porém são bugadas também. Das 10 conquistas 5 eu não consegui desbloquear, por mais que eu fizesse tudo que se pedia. Para resolver o problema, você vai precisar mexer dentro da pasta do jogo na unidade C, o que também é explicado em guias.

-> Muitas partes do jogo são complexas, principalmente para os que não entendem tanto ou nada de inglês. Eu mesmo que tenho uma noção intermediária fiquei perdido algumas vezes, pois o sujeito fala muito rápido no rádio e muita coisa passou despercebido, isso também dificultou em entender o final do jogo, o qual para mim foi totalmente non-sense.

-> Apesar de ter muitas fases e enigmas criativos, em certos momentos você vai acabar ficando com dor de cabeça por alguns cenários serem bem... Estranhos. Por exemplo em uma determinada parte você vai ter que caminhar por uma escuridão até uma porta no meio do nada, depois de entrar nela vai ter que subir uma escada cinza sem textura em formato circular até alguns livros e jornais flutuantes. Então, terá que pular por estes jornais suspensos no nada até entrar em uma sala, também flutuando no breu, para entrar em outra porta que sai no meio da escuridão... Enfim, isso é mentalmente exaustivo.

-> O jogo fornece poucas instruções e você acaba perdendo tempo demais para passar de partes que na verdade seriam bem mais simples com um pouco mais de dicas. Não vou mentir, mas a maior parte do jogo pôde ser concluída apenas ouvindo algumas palavras chaves no rádio e observando alguns papéis e anotações que surgiam no cenário; no entanto, umas outras poucas infelizmente me fizeram perder tempo, como por exemplo na parte do parque em que você precisa procurar uma flor azul no meio das vermelhas, depois de encontrá-la nada aconteceu, então tive que ficar encarando-a, me distanciando um pouco e depois tentando digitar 'yes' e qualquer outra coisa, até que do nada uma fonte apareceu e o jogo continuou em sua loucura. Não sei até agora o que exatamente era pra fazer.

-> As configurações são bem limitadas, não há um menu dentro do jogo, apenas ao iniciá-lo há uma configuração gráfica. Assim, não tem como salvar ou dar load no jogo, nem como configurar sons, legendas e controles. Uma saída é usar o nome do cômodo no qual você parou para continuar de lá. Exemplo: aperte Enter no menu principal e depois digite 'Home', sendo direcionado para a fase relativa.



Considerado todos os pontos principais do jogo, cabe a você decidir se vale a pena ou não jogar, porém se me permite dizer da minha parte eu recomendo sim o game. Não apenas pelas conquistas ou por ser gratuito, mas também pela jogabilidade e pela diversão que o jogo proporciona durante grande parte do tempo; ele é bem legal e você vai se sentir feliz a cada enigma que concluir, a cada parte que entender e a cada marco que conquistar. É muito bom para dar uma treinada no seu inglês também, como você precisa acatar ordens e executá-las rapidamente para passar por muitos níveis, exigindo não somente um tempo de reação rápido, mas também um bom ouvido e uma tradução rápida do que você conseguir extrair de informação do antagonista gringo. Não ligue para o marcador de terror, o jogo não apresenta nada de assustador, e a única perseguição que tem é numa fase secreta que pode ser acessada pelo código 'basementepart2' ou 'home'. Concluindo, jogue 'Only If', você vai se surpreender com a criatividade e com todo conteúdo que o jogo proporciona, mas é claro que isso vai acontecer Somente Se você der uma chance. Clique aqui para ver a Página da Loja.


Nenhum comentário:

Postar um comentário