Análise Rápida - Morphopolis


Olhando as imagens do jogo o que vem a cabeça é que você precisa ficar estudando artes abstratas durante uma ou duas horas, mas fique tranquilo pois não é nada disso! Neste incrível jogo você acompanha a história de um inseto que passa pela fase de larva, pequeno gafanhoto, grilo adulto, abelha e depois uma criatura não identificada que parece uma evolução de grilo overpowered. É um dos jogos mais diferentes que já tive a sorte de conhecer, e realmente aproveitei muito a pequena aventura que além de me trazer várias conquistas - e mais um jogo perfeito - também me trouxe momentos de diversão e exploração 2D.

Basicamente você usa apenas o mouse, usando a setinha para controlar o inseto; entretanto, para que o inseto siga de uma direção para outra, você precisa ficar segurando o botão esquerdo do mouse enquanto a criatura caminha; o objetivo é encontrar itens e detalhes nas paisagens enquanto caminha, que por sua vez desencadearão mudanças no cenário e permitirão que novos lugares sejam explorados. No começo você pode acabar se perdendo ou tendo dificuldades, por conta disso há um botão com um símbolo de interrogação na tela que mostra o item escondido ou onde você deve clicar pra prosseguir.

Minha dica é sempre tentar andar por todo o mapa, como terão vezes que você não encontrará mais nenhum item em nenhum dos cenários que já caminhou, mas ainda há uma passagem a ser explorada a qual você nem imaginou que existia. Um exemplo disso é você subir por um galho até o topo do cenário e então descobrir que é possível subir ainda mais pelo ramo da flor à direita; a primeira coisa que você deve fazer ao entrar em uma nova tela é tentar interagir com todo o ambiente, como isso libera novos objetivos para continuar com a fase. Um exemplo é entrar em um local com uma flor gigante no fundo, se você clicar nessa flor vai descobrir que é preciso encontrar 5x pólens espalhados por todos os cenários visitados até então.

Outro ponto interessante é a opção de interagir com o seu próprio personagem para encontrar itens; por exemplo clicar na abelha quando você está no controle dela próximo de uma flor fechada vai fazer com que o inseto bata as asas e derrube as pétalas da flor, revelando o pólen escondido. Você vai levar bastante tempo para descobrir todos os segredos de cada fase, e se não bastasse existem enigmas especiais após coletar alguns itens escondidos e interagir novamente com o objeto central. Alguns desses enigmas são bem simples, outros vão te fazer rachar um pouco a cabeça para passar, o importante é não desistir e tentar entender.

Concluindo, Morphopolis é um jogo muito legal e diversificado, com vários cenários e gráficos bonitos e uma música calma e relaxante de fundo que muda conforme você progride na campanha. Recomendo e muito este jogo, que tem cerca de 2 horas de duração e ainda dropa cartas colecionáveis; em uma promoção além de se divertir você vai lucrar com este game. Dê uma chance, mesmo que pareça meio infantil em primeira instância você vai se surpreender com a dificuldade do jogo, que te faz pensar bastante para resolver certos quebra-cabeças e te faz olhar várias vezes um mesmo 'retrato' até notar objetos escondidos que antes passaram despercebidos. A seguir falarei de forma resumida como passar de cada enigma, portanto não leia caso não queira spoilers do jogo. Clique aqui para ver a Página da Loja.


~~ SPOILERS ~~ Resoluções de Enigmas


Sobre os enigmas: o da segunda fase, com vários vagalumes, basicamente exige um mínimo de atenção para clicar nos vagalumes na ordem em que estes acenderem suas luzes, nada de difícil; o enigma das flores e suas ramificações já é mais complicado, nele você precisa girar as ramificações de modo que a raiz verde chegue até a flor verde, a raiz vermelha até a flor vermelha, a raiz amarela até a flor amarela e a raiz azul até a flor azul; parece simples, mas não é. Você precisa seguir as ramificações com cuidado e ver onde cada uma delas resulta. Recomendo começar pela vermelha, depois seguir para verde, amarela e por último azul. O enigma dos insetos coloridos é bem simples, semelhante a um jogo da memória, basta olhar a cabecinha de cada inseto e ligar com seu par, o corpo será diferente para cada um, mesmo que sejam pares, por isso se concentre na cabeça de cada um. O primeiro enigma da fase 4 é fácil se você for um bom observador, basta olhar o que tem em um lado da flor e no outro não, e assim arrastar as partes para seus respectivos lugares; as partes são somente sombras no começo, se tiver muita dificuldade arraste parte por parte em vários lugares aleatórios na flor até acertar sua posição.

O segundo enigma da fase 4 é um tipo de jogo de dama, você precisa fingir que os polens são os piões, então usar um para comer o outro, exigindo ter uma área vazia para completar o movimento. Por exemplo, se tiver um pólen atrás do outro e uma área vazia na frente, basta arrastar o pólen de traz para a área vazia e você destruirá o pólen do meio. Para o primeiro enigma da fase 5 é simples, basta ficar arrastando item por item por toda a parte vazia até encontrar o posicionamento certo, igual o enigma da flor da fase 4; outra opção é começar pelas bordas e então arrastar o item que se encaixar até a área desejada. O último e mais difícil enigma pode ser considerado um Final Boss. O importante é não desistir, você precisa combinar as cabeças, 'pescoços' e corpos dos quatro insetos com suas respectivas cores. Basta ir girando o disco até que o inseto todo fique de uma só cor em suas três partes.  Eu quase desisti, mas consegui deixando dois insetos completos e alterando apenas os pescoços; por exemplo, deixei completo o azul e o roxo, então deixei o azul com pescoço amarelo e troquei ele de lugar com o roxo, colocando o azul na área isolada, então deixava o roxo com o pescoço do verde e deixava ele na área isolada, trazendo o azul de volta; então ficava girando as outras partes e intercalando o roxo e azul na parte isolada até, por sorte, completar o enigma sem ter uma estratégia melhor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário