Análise Rápida - Moonbase 332


"Moonbase 332" é um FPS com uma leve inspiração em DOOM, aplicada de maneira bem rústica, embora levianamente viciante. Apesar de sua grande quantidade de Bugs e da campanha bem repetitiva, o jogo ainda consegue ser divertido e pode até ser considerado 'regular' pelo baixo preço, especialmente em promoção. Realmente lembra títulos mais antigos, com objetivos claros de exploração pela base especial em busca de ''chaves'' para desbloquear novas passagens, enfrentando muitos e muitos inimigos pelo caminho.


- Prós e Contras


-> O gráfico não é dos piores, mas deixo claro que dá dor de cabeça, principalmente se você tiver alguma sensibilidade para jogos em primeira pessoa.

-> O cenário é repetitivo, como o jogo todo se passa em bases na lua, o ambiente é fechado e praticamente todo metálico, variando apenas em uma pequena parte ou outra.

-> O arsenal é composto pelas armas ''básicas'' de sempre: pistola, metralhadora, dupla empunhadura de pistolas, dupla empunhadura de submetralhadoras, shotgun... Praticamente todo jogo tem algumas dessas armas. A munição não é escassa, você em nenhum momento vai ter problemas nesse aspecto.

-> As interfaces são bastante simples, o acesso à informação é diminuto. Você nem consegue saber o quanto de vida te resta, apenas é possível observar a munição estocada.

-> Os monstros são totalmente sem nexo, é até plausível ter vários zumbis soldados, astronautas e trabalhadores na base abandonada, além de aliens ou monstros deformados, mas a coisa muda de figura quando colocam elfas equipadas com balestras para te atacar no meio de uma base especial futurista, ou crânios flutuantes que te perseguem sem nem ter como atacar... Muito sem noção né!

-> A inteligência artificial é falha demais, qualquer monstro pode ser facilmente bugado em uma escada ou qualquer obstáculo no caminho. Às vezes nem precisa de nada, eles simplesmente ficam parados sofrendo danos.

-> Muitas criaturas saem do chão como se fosse água, outras são tão rápidas que chegam a irritar pela dificuldade em acertar tiros (principalmente os esqueletos armados).

-> As batalhas são sempre iguais, tanto contra a maioria dos monstros normais, como também nos 'bosses': basta ficar correndo e atirando, ou bugar o inimigo em algum lugar, ponto.

-> A dificuldade é baixa, você pode salvar quando quiser, mas se perder as dez vidas é Fim de Jogo. Para quem gosta de uma apelação, é possível ter vida infinita abrindo o arquivo "fov_90.fpi" na pasta do Moonbase (moonbase-332/Files/scriptbank/fov_90.fpi), e então adicionando esta linha complementar e depois salvando: :state=0:plrsethealth=500. Não que isso seja realmente necessário.

-> Existe um sistema de Log In com cadastro rápido, mas isso só serve para participar das classificações de pontos, de acordo com seu 'score' adquirido. Não há modo multiplayer.

-> Os controles são básicos, as setinhas ou w,s,d,a para movimentação, shift para correr, o mouse para mirar e atirar, o enter para interagir com portas e aparatos.

-> Apesar do jogo quase se resumir em andar por lugares parecidos matando monstros e abrindo portas, existem alguns poucos enigmas exóticos, como labirinto de portas e saltos pelas plataformas.

-> Pela sua facilidade, combinada com diferentes armas e grande variedade de inimigos (na aparência, apenas) o game consegue ser viciante, e apesar desses pontos o tornarem pouco desafiador e, portanto, enjoativo, ele é curto e pode ser zerado em menos de 5 horas.

-> Há fases bônus que são mais experimentais, não contando a perda de vida nelas. Geralmente rápidas e mais difíceis que o jogo normal, são desbloqueadas uma após cada fase (passando todos os níveis).

-> A trilha sonora deixa muito a desejar, os sons são triviais e as músicas imperceptíveis.

-> As conquistas não são apelativas, a não ser que você ache um fardo completar o jogo. A maioria é ganha simplesmente por zerar, tendo uma de perder as dez vidas e outra de completar os níveis bônus.



Desse modo, recomendo "Moonbase 332" pela sua facilidade de obtenção (tanto em giveaways como também em promoções) e por ter uma pitadinha de entretenimento no final das contas. Eu jamais diria que as chances de você gostar do jogo são maiores caso tenha gostado do DOOM, pois são dois mundos totalmente diferentes. O que posso dizer é que ele tem certas semelhanças por uma ambientação mais voltada para o terror, e se você se assusta fácil pode até chegar a levar alguns sustos pelos monstros aparecerem do nada. É tudo muito relativo, mas se tiver a oportunidade dê uma chance, nada é tão ruim quanto parece ser. Clique aqui para ver a Página da Loja.


Nenhum comentário:

Postar um comentário