Análise Rápida - Labyrinthine Dreams


"Labyrinthine Dreams" é um jogo simples, mas com uma história para reflexão e vários enigmas que podem acabar se tornando desafiadores sem um guia. Você vai acompanhar Beth, uma jovem adulta que está entre a vida e a morte, com medo de ter o mesmo destino de seu pai, que morreu cedo, e lembrando de momentos importantes de sua vida através de fragmentos de sonhos, nos quais um demônio a tenta capturar por mais que ela tente escapar. O jogo carrega muitas críticas sobre nós e a sociedade, através da visão de uma personagem que luta contra a depressão e tenta se adaptar aos padrões estabelecidos pelas demais pessoas - através de representações nos sonhos.


Pontos Positivos:


-> Um enredo interessante, com significados criativos exibidos de forma discreta durante o jogo. Nas primeiras fases, por exemplo, Beth não pode fazer curvas pela esquerda, podendo representar uma regra ou um padrão estabelecido pela sociedade e o qual ela quer se adaptar, mesmo sabendo que poderia passar pelo labirinto de formas mais simples e eficazes.

-> Embora simplório, tem diversos enigmas diferentes que seguem o mesmo padrão: você precisa atravessar labirintos com movimentos simples e tomando cuidado para não pegar o caminho errado, e durante o desenrolar da trama novos desafios vão sendo acrescentados; um demônio começa a se mover conforme os seus próprios movimentos, tendo você que tentar prendê-lo antes de prosseguir para não ser pego; algumas fases são no céu, sendo que cada passo que você dá a frente ocasiona o desaparecimento do piso anterior; em outras você controla um carro que se move de acordo com as direções das setas pintadas nas ruas; em algumas você se encontra dentro de uma esfera, sendo que cada movimento feito faz com que a esfera deslize por toda a direção apontada sem parar.

-> Tem um estilo próprio de RPG Maker, mas misturado com visual novel responsável por contribuir na exibição da história. A mistura dos dois ficou bem legal, trazendo mais profundidade à trama.

-> Possui sistema de conquistas (com apenas sete até que fáceis de conseguir), bem como dropa cartas colecionáveis com o tempo.


Pontos Negativos:


-> É bastante curto, sem guia você pode levar cerca de 3-4 horas até entender como passar e qual caminho trilhar em cada fase, mas com um guia bem feito e ilustrado (tal como o que eu usei, disponível na central da comunidade do jogo na Steam, em inglês) você consegue completá-lo em meia hora.

-> Não tem quase nenhuma opção de configuração, principalmente quando se trata de resolução: ele permanece em tela pequena e sem possibilidade de tela cheia, ou fullscreen.

-> Deixa a desejar no sistema de áudio, além das músicas serem fracas, a narração não é muito boa, pois a qualidade é baixa e acaba sendo possível até mesmo ouvir alguns chiados.

-> Não tem muito conteúdo, basicamente você precisa concluir os enigmas que seguem um mesmo padrão do começo ao fim, sem muita variação de cenário e muito menos da mecânica no modo geral. Em outras palavras, se você não conseguir entender e não gostar do estilo do quebra-cabeça, então só restarão duas opções: parar de jogar e deixar idle para cartas ou então olhar um guia e seguir em frente sem ter que pensar muito.


Com isso, deixo aqui uma força para "Labyrinthine Dremas" que é pouco conhecido, mas recomendado pela sua qualidade no quesito história principalmente. Apesar de tudo, seu ponto mais forte é o preço - bem inferior à média de jogos podendo chegar a alguns centavos em promoções. Vale a pena dar uma chance ao game, não pensando apenas nas cartas ou conquistas, mas pensando no conteúdo do jogo como um todo, aceitando não somente seus pontos negativos, mas também os positivos - que são fortes. Você pode sim acabar se divertindo bastante realizando os enigmas de locomoção propostos durante toda a trama, ou então pode se sentir afetado ou criar novas interpretações pela linda história de Beth. Clique aqui para ver a Página da Loja.


Nenhum comentário:

Postar um comentário