Análise Rápida - Jurassic Park


Este jogo é literalmente um filme de 6 horas de duração, mas que poderia ser reduzido para 3 horas cortando algumas partes, o que seria um tempo mais do que ótimo para um filme de cinema. Mesmo podendo usar o controle de videogame, você não vai controlar ninguém diretamente e nem lutar ou fugir de nada. Para entender melhor, quando o T-Rex começa a te perseguir: apertar 'X' sem parar para que o personagem escape; da mesma forma, durante a luta contra um Raptor, quando o personagem for dar uma facada, apertar "Y" uma vez e depois "A" para outra facada e "LB" para um chute, tudo conforme os comandos surgirem na tela, na hora exata.

E não é só isso, também tem muitas partes em que você precisa dialogar, escolhendo as opções certas sobre o que falar e também tem alguns enigmas e investigações do cenário, em que você deve observar vários detalhes ou operar algumas máquinas usando comandos simples estilo point click. Sabendo de tudo isso, você já deve ter notado que é um jogo bem diferente da maioria, e ainda assim um jogo relativamente longo (cerca de 6 horas de campanha). Mas não é só pelo jogo ser assim, diferente, que você deve criticá-lo ou já desistir de jogá-lo. Siga meu conselho: dê uma chance, principalmente se você for fã da franquia de filmes, pois você não vai se arrepender.

Este jogo é muito bem feito, com bom gráfico e ótima trilha sonora, muito semelhante ao filme. Aceite o jogo como um filme, faça pipoca se necessário, mas pense que você está no cinema, pois o jogo é de fato cinematográfico! A história é excelente, muito boa mesmo, se passa ao mesmo tempo que o Jurassic Park 1, e algumas cenas comprovam isso, como o helicóptero de Hommand indo embora da ilha e o T-Rex dentro do salão principal do parque; também tem algumas cenas easter-eggs para quem é realmente fã, como a piadinha com o Dogson e o sistema de bloqueio de Nedry. Você também vai pirar com os cenários e dinossauros que aparecem no filme, e vai ver que este game tem muito potencial para ser lançado no cinema, com muitos personagens marcantes e cenas magníficas.

Vários dinossauros diferentes aparecem no jogo: além do Velociraptor, T-rex, Triceratops, Parasaurolophus, Compsognathus, Dilophosaurus, também aparecem novas espécies, incluindo o Troodon e o Herrerasaurus. Os Pterosaurus também não ficaram de fora, e até um Mosasaurus surge no aquário do parque, que não aparece no filme original (e nem mesmo é citado). Os personagens são bem legais, Gerry (um veterinário do parque) e sua filha de 15 anos Jess, sendo os principais mocinhos da trama; Miles e Nima, inicialmente 'vilões' na trama, foram encarregados de pegar os embriões perdidos por Nedry, mostrando até mesmo o corpo dele dentro do carro após ser atacado por um Dilophosaurus; Bill, Oscar e 'DeCaf', mercenários de resgate da InGen; Dra Sorkin, pretendente de chefe do laboratório de genética antes de perder para Henry Wu.

É muito legal o modo como todos esses personagens se unem em um grupo lutando pela sobrevivência, mesmo sendo tão diferentes e com objetivos diferentes, durante a trama. Você vai se surpreender com a história, tão bem feita, e com as reviravoltas que acontecem durante o tempo. Quem era vilão acaba se tornando herói e quem parecia ser bom mostra ser o oposto, quem você achava legal você vai passar a odiar, e começar a torcer pra quem estava odiando. Realmente, o enredo é brilhante, um dos melhores que já vi até hoje. Ainda assim, se você gosta de desafios enquanto joga, você terá em Jurassic Park: the Game, pois para cada sequência de cenas com comandos na tela, uma medalha é dada conforme seu desempenho, assim, para obter todas as conquistas do jogo, você pode querer tentar obter medalha de ouro em todas as cenas, ou seja, completá-las sem errar um comando se quer. Posso garantir que é mais fácil zerar um Call of Duty no Hard do que conseguir ouro em todo o jogo, pois os comandos em alguns momentos são muito difíceis de acertar ou aparecem muito rápido. Além disso, o cérebro naturalmente confunde, de vez em quando, o RB com o LT, por exemplo, ou o 'X' com o 'B'.

Assim, recomendo e muito este jogo, por seu enredo maravilhoso e genial, por se passar ao mesmo tempo do filme mais clássico da franquia, por ter várias cenas cinematográficas cheias de efeitos especiais, por ser tão desafiador e tão diferente de todos os outros jogos que já experimentei até hoje, sendo algo totalmente novo e que realmente gostei, e compraria uma continuação ou um jogo com a mesma mecânica, caso houvesse. É um filme que vale a pena assistir. E não satisfeitos, os produtores se preocuparam em fazer várias cenas extras no caso de você errar os comandos, mostrando o que aconteceria se o personagem não corresse o suficiente ou errasse os golpes, por exemplo.



Um comentário: