Análise Rápida - Estranged: Act I


Estranged é um jogo muito bom, principalmente por ser gratuito e ter uma boa mecânica e atmosfera. Durante o jogo você constrói uma relação muito apegada com um balde, e no término do jogo você não fica triste por ter acabado o gameplay, mas sim por ter sido forçado a se separar do balde. É uma triste história de amor. É claro que isso não é obrigatório, mas sim um requisito para uma das conquistas do jogo (as quais eu recomendo fazer, é um jogo simples de obter perfeito). O jogo tem cerca de 2-3 horas de duração, e é possível obter todas as conquistas durante a primeira conclusão do mesmo. Eu tive que reiniciar a campanha (ainda no início) quando descobri quais eram as conquistas, de modo a não ter que zerar novamente depois.


No final desta análise, falarei mais sobre as conquistas; por enquanto, vamos nos concentrar nos pontos fortes e fracos do game. Por ser gratuito, não acho correto ficar criticando negativamente e nem reclamar de barriga cheia, mas isso não significa que o jogo não tenha um lado negativo. Como já citei, a campanha é bem curta, você basicamente é um pescador que pela graça da aventura acaba naufragando em uma ilha dominada por zumbis. Você não vai encontrar tantos inimigos durante o jogo, mas vai enfrentar zumbis e homens armados no decorrer da trama usando um revólver, um martelo e uma arma de disparo rápido. Os cenários são bem interessantes, e o gráfico não é de se falar mal; você vai explorar áreas pequenas de florestas, da cidade e áreas maiores de locais fechados (esgotos e bases).


Os comandos não são difíceis, e eu joguei o tempo inteiro utilizando um controle de X-box. Basicamente, como qualquer outro fps, você tem o botão da mira, o botão do gatilho, botão de abaixar, de correr, de pular, de interagir com o cenário (segurar/ativar objetos). Por ser um jogo de terror, ou parcialmente disso, possui alguns cenários que realmente aumentam a tensão, com sangue no chão, equipamentos destruídos, cadáveres.... Mas o que mais ajuda é a ambientação sonora, além das músicas em si, que realmente aumentam muito a tensão, e faz você ficar esperto e olhando para todos os cantos até em áreas sem inimigo algum, o som do ambiente é incrível: os pássaros, o vento, os gemidos dos zumbis, até o som da água assusta.


Um dos maiores problemas deste jogo é que ele 'pega pesado' com iniciantes ou com aqueles que têm dificuldade em jogar em primeira pessoa - e atacar também, pois é muito fácil de perder vida, os golpes dos zumbis tiram bastante, os tiros também, pisar no ácido então... Nem se fala (por que será). O que eu quero dizer é que se você não conseguir acertar os inimigos rapidamente você será facilmente neutralizado, principalmente na parte do jogo em que você só tem um martelo e precisa descer a porrada nos zumbis de perto. Outro ponto negativo é que você não tem um inventário, ou seja, para a conquista do balde, por exemplo, você precisa literalmente carregá-lo com as duas mãos, tendo que soltá-lo toda vez que for abrir uma porta ou atacar alguém. Para facilitar um pouco, o jogo tem a opção de salvar a qualquer momento, basta apertar F6.


Sobre as conquistas: caso queira obter todas zerando o jogo uma única vez, LEMBRE-SE de NÃO pegar nenhuma lanterna, em nenhum momento do jogo! Se você pegar uma única vez, já terá que reiniciar tudo; você terá que ficar carregando um balde durante toda a campanha, largando-o nos momentos difíceis e depois de limpar a área carregando-o até a próxima parada. Tal balde se encontra na casa de John, apresentado logo no início do jogo (em um armário próximo da mesa onde está o revólver). Tirando essas duas, as demais conquistas são bem tranquilas. Você só precisa explorar o cenário e interagir com tudo que encontrar pela frente, mas para não perder tempo, recomendo que veja  um guia.


Jogo recomendado! Clique aqui para ver a Página da Loja.


Nenhum comentário:

Postar um comentário