Análise Rápida - CaesarIA



CaesarlA é um jogo de estratégia que, de modo bem rústico, tem uma pequena semelhança com grandes nomes como 'Age of Empires' e 'SimCity'; isso pelo fato da visão ser de cima e do objetivo ser fundar e governar uma cidade - no caso da época da Roma Antiga. Você não pode juntar soldados e nem guerrear com outras pessoas ou vizinhanças, por conta disso, este jogo me lembrou muito a saga 'Tycoon', a qual você precisa apenas ter ambição e lucrar o suficiente para desbloquear o próximo nível, que vai exigir maiores estratégias e apresentar uma dificuldade elevada.

É um jogo bem simples, com um gráfico simples e uma trilha sonora simples. Apesar disso, a primeira hora até que é divertida, mas depois de passar a primeira fase você já vai encontrar dificuldades; eu desisti após duas tentativas, construi tudo quanto é coisa, deixei a cidade completa e segura, e ainda assim não atrai pessoas suficientes para se instalarem e trabalharem para mim, não conseguindo gerar lucro suficiente para pagar os impostos anuais se quer, e meu saldo negativado só aumentou e aumentou mais, até que eu simplesmente cansei e fechei o jogo.

Pontos positivos: é muito legal construir uma cidade do jeito que você preferir, com uma área livre e com árvores que podem ser removidas para um campo aberto e assim mais espaço para as construções; há muitas opções de investimento e muitas obras a fazer, você vai ter que ser estratégico para conseguir suprir as necessidades locais e evitar grandes tragédias como incêndios e desmoronamentos. É interessante ver em tempo real o que está acontecendo com sua cidade e habitantes, e ver se todo seu esforço está resultando em um saldo positivo ou negativo, tendo também que se preocupar em agradar os deuses do panteão greco-romano (construindo templos para não sofrer consequências).

Pontos negativos: pelo menos comigo aconteceu de ser impossível de passar da segunda fase, por mais que eu mudasse as posições das construções e investisse em tudo quanto é obra, simplesmente eu não conseguia atrair mais habitantes e só via minha cidade ser arruinada por problemas adversos; é meio complicado de entender a real função de cada obra, o jogo dá uma explicação básica mas você ainda vai ter que se esforçar para entender (no final da análise falarei um pouco sobre cada uma delas); por mais que você altere a infraestrutura de sua cidade e adapte-a para que fique 100%, tomando todas as precauções, ela ainda vai ter incêndios, ladrões e desmoronamentos. Por exemplo, a própria construção que evita incêndios pegou fogo e se tornou cinzas na minha cidade...

Concluindo, este é um jogo que recomendo apenas para passar um tempinho de uma ou duas horas no máximo, como depois disso se torna impossível e portanto super enjoativo de continuar. Não sei se fui eu quem não pegou todos os macetes ou se é difícil mesmo, porém se você realmente gosta deste estilo de jogo tente investir seu tempo com Sid Meier's Civilization ou com um próprio jogo da saga 'Tycoon'. Com relação das conquistas, duas são fáceis de obter, a última exige a compra de uma DLC, ou seja, não vale muito a pena.

Um breve resumo das construções disponíveis durante a segunda fase: a prefeitura tem como função evitar incêndios e trazer a segurança para o povo, com guardas e rondas pela cidade; os terrenos atraem moradores e devem ser posicionados próximos de prefeituras e de edifícios de engenharia, que servem justamente para prevenir desmoronamentos de todo tipo de obra;  o teatro atrai visitantes por ser necessário uma 'política de pão e circo', e falando nisso, o pão é muito importante também, sendo preciso investir em fazendas de trigo e um galpão de armazenamento para que exista um estoque; os poços de água e fontes não são suficientes, é preciso ter depósitos de água e aquedutos por toda a cidade, sendo que o depósito inicial deve estar do lado do rio ou mar para que fique cheio e possa transportar a água pelos aquedutos; os templos divinos são todos importantes, é preciso construir um de cada tipo para não sofrer com a ira de um dos deuses; mercados e o senado são imprescindíveis; jardins só melhoram a aparência da cidade e casas de banho parecem ser inúteis em excesso; a chave é, inicialmente, criar um conjunto de terrenos para casas em uma linha reta, formar toda a estrada ao redor do conjunto e então construir várias prefeituras e edifícios de engenharia próximos das casas.



Jogo Recomendado para uma Partida Rápida. Clique aqui para visitar a página da Loja.


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário