"Anoxemia" possui elementos típicos de jogos de plataforma, apesar de não ser um propriamente dito. Tem cerca de 3 horas de duração, o que acaba sendo um tempo consideravelmente longo por ser enjoativo e difícil. Ele não se resume em passar por obstáculos e desviar de possíveis ameaças, mas também inclui resolução de enigmas e necessidade de pensar em como vai passar cada fase de modo a não permitir que o estoque de oxigênio acabe.
Pontos Positivos:
-> Embora simples, tem um enredo razoável e um final com reviravoltas.
-> É relativamente longo, três horas de desafios não passa tão
rápido quanto parece.
-> Possui vários obstáculos diferentes, incluindo armas que
tentam te acertar, bombas que te perseguem e até raios laser ativos
temporariamente.
-> Expande o modo de jogar no decorrer dos níveis, permitindo
por exemplo usar um arpão para se livrar de bombas presas em correntes, usar
dinamites para liberar novos caminhos e usar um sonar para detectar ameaças e
itens para completar os objetivos.
-> Tem um desafio extra que é o controle do oxigênio,
necessitando terminar algumas fases de modo eficiente e procurar por estoques
no chão.
-> Possui um belo gráfico em 2D, além de ter músicas
interessantes.
Pontos Negativos:
-> O objetivo é quase sempre de procurar por plantas aquáticas
e coletá-las, sendo necessário explorar a maior parte do mapa em cada fase
atrás das mesmas.
-> Não é repetitivo somente nos objetos, como também nos
recursos das fases; mesmo que tenham diferenciações e acréscimos, as fases
seguem um padrão (tal como acontece com jogos de plataforma) sem ter muita
coisa inovadora além de um ou outro cenário de fundo ou obstáculo.
-> Tem cerca de 38 fases, sendo realmente um grande desafio
passar por todas elas sem desistir, afinal com o tempo o jogo fica extremamente
enjoativo, pois geralmente você vai precisar refazer a mesma fase cinco vezes,
até entender por onde ir e como chegar até cada planta antes do oxigênio
acabar.
-> Uma das conquistas é extremamente apelativa e chega a ser
ridícula - completar o jogo inteiro sem morrer. Em outras palavras, jogar por
cerca de duas ou três horas sem ser aniquilado por qualquer imprevisto ou falta
de sorte.
-> Alguns controles são complexos devido ao tutorial ingame ser
precário. Eu, por exemplo, não entendi como usar o arpão quando o peguei, pois
o jogo ensinou por meio de ilustrações que não deram certo na prática e cuja
descrição estava escrita em letras bem pequenas.
Concluindo, recomendo "Anoxemia" em uma promoção
que o faça valer centavos. Mesmo com vários pontos negativos, não podemos dizer
que este é um jogo mal feito ou mal acabado, pois é possível notar os cuidados
que os desenvolvedores tiveram tanto na arte visual como nos desafios de cada nível.
O que eu digo é que você vai precisar de paciência e perseverança para
completar o jogo, e muito mais do que isso caso tenha vontade de adquirir todas
as conquistas do mesmo. Clique aqui para ver a página da Loja.
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