Análise Rápida - Anoxemia



"Anoxemia" possui elementos típicos de jogos de plataforma, apesar de não ser um propriamente dito. Tem cerca de 3 horas de duração, o que acaba sendo um tempo consideravelmente longo por ser enjoativo e difícil. Ele não se resume em passar por obstáculos e desviar de possíveis ameaças, mas também inclui resolução de enigmas e necessidade de pensar em como vai passar cada fase de modo a não permitir que o estoque de oxigênio acabe.


Pontos Positivos:


-> Embora simples, tem um enredo razoável e um final com reviravoltas.

-> É relativamente longo, três horas de desafios não passa tão rápido quanto parece.

-> Possui vários obstáculos diferentes, incluindo armas que tentam te acertar, bombas que te perseguem e até raios laser ativos temporariamente.

-> Expande o modo de jogar no decorrer dos níveis, permitindo por exemplo usar um arpão para se livrar de bombas presas em correntes, usar dinamites para liberar novos caminhos e usar um sonar para detectar ameaças e itens para completar os objetivos.

-> Tem um desafio extra que é o controle do oxigênio, necessitando terminar algumas fases de modo eficiente e procurar por estoques no chão.

-> Possui um belo gráfico em 2D, além de ter músicas interessantes.



Pontos Negativos:


-> O objetivo é quase sempre de procurar por plantas aquáticas e coletá-las, sendo necessário explorar a maior parte do mapa em cada fase atrás das mesmas.

-> Não é repetitivo somente nos objetos, como também nos recursos das fases; mesmo que tenham diferenciações e acréscimos, as fases seguem um padrão (tal como acontece com jogos de plataforma) sem ter muita coisa inovadora além de um ou outro cenário de fundo ou obstáculo.

-> Tem cerca de 38 fases, sendo realmente um grande desafio passar por todas elas sem desistir, afinal com o tempo o jogo fica extremamente enjoativo, pois geralmente você vai precisar refazer a mesma fase cinco vezes, até entender por onde ir e como chegar até cada planta antes do oxigênio acabar.

-> Uma das conquistas é extremamente apelativa e chega a ser ridícula - completar o jogo inteiro sem morrer. Em outras palavras, jogar por cerca de duas ou três horas sem ser aniquilado por qualquer imprevisto ou falta de sorte.

-> Alguns controles são complexos devido ao tutorial ingame ser precário. Eu, por exemplo, não entendi como usar o arpão quando o peguei, pois o jogo ensinou por meio de ilustrações que não deram certo na prática e cuja descrição estava escrita em letras bem pequenas.




Concluindo, recomendo "Anoxemia" em uma promoção que o faça valer centavos. Mesmo com vários pontos negativos, não podemos dizer que este é um jogo mal feito ou mal acabado, pois é possível notar os cuidados que os desenvolvedores tiveram tanto na arte visual como nos desafios de cada nível. O que eu digo é que você vai precisar de paciência e perseverança para completar o jogo, e muito mais do que isso caso tenha vontade de adquirir todas as conquistas do mesmo. Clique aqui para ver a página da Loja.


Nenhum comentário:

Postar um comentário