"Neverending Nightmares" prova que o gráfico não é
um critério assim tão importante para criar um jogo de terror e de muita
tensão. Isso pelo motivo do game ser totalmente desenhado do início ao fim, e
ainda por cima em preto e branco, tendo apenas o sangue e o fogo (entre alguns
outros pequenos detalhes) coloridos. É bom preparar o fôlego antes de começar a
jogatina, pois você vai se deparar com muitas cenas pesadas e até meio
psicopatas, coisas que mexem com a cabeça e afetam o psicológico de despreparados.
Pontos Positivos:
-> Atmosfera de terror avançada, recomendado uso de fones de
ouvido para uma maior imersão; os sons são magníficos, obras primas que
sobressaem os gráficos e sozinhos já são capazes de aterrorizar jogadores.
-> Jogabilidade simples, apenas as teclas de movimentação
padrão (w,s,d,a), ''shift'' para correr e ''enter'' para interagir com portas e
objetos.
-> Gráfico exótico, da simplicidade vem grandes surpresas. É
incrível observar todo o trabalho que os desenvolvedores tiveram para desenhar
tantos cenários obscuros e aumentar a tensão atmosférica sem ter o acesso a
toda tecnologia e realismo gráfico visto hoje em dia por aí.
-> O terror psicológico é fortemente explorado no decorrer da
trama, sendo uma peça rara no estilo para quem gosta. Você vai levar vários
sustos, e não apenas isso, vai ficar desesperado fugindo de monstros e vai ter
que agir sob pressão para ultrapassar obstáculos mais complexos.
-> Para um jogo relativamente simples, a duração é aceitável.
Cerca de 3-4 horas na campanha principal, e mais 1-2 horas nos finais extras.
Não é difícil conseguir todas as conquistas, basta ter coragem o suficiente
para continuar o pesadelo nas fases bônus.
-> É de um preço acessível em promoções, dropa cartas e possui
apenas quatro conquistas.
Pontos Negativos:
-> É o típico terror de exploração que te faz ficar cansado
pela imensa quantidade de salas para entrar. O jogo se resume nisso: corredores
repletos de portas que levam para outros corredores com mais portas e salas
tenebrosas.
-> De início aparenta ter uma variação incrível de cenários,
mas com o tempo você vai percebendo a quantidade imensa de repetição de salas e
corredores. De fato a ideia do jogo é criar um circulo vicioso de um pesadelo
que nunca acaba, no estilo "Silent Hill'', porém querendo ou não isso se
torna algo repetitivo e maçante.
-> A falta de conteúdo obriga ao jogador ficar fazendo a mesma
coisa durante muitos minutos. Por exemplo na parte do hospício, você vai ficar
cansado de tanto desviar e passar pelo mesmo estilo de enigma do monstro
amarrado na camisa de força.
-> A história praticamente inexiste, todo o tempo você vai
ficar perambulando em pesadelos repetitivos. Em outras palavras, ou você vai
gostar ou vai odiar este jogo. Depende também de sua paciência.
Este jogo é bem equilibrado nos prós e contras, cabe a você avaliar se ele se encaixa no seu perfil. É bom ter em mente que ele é extremamente repetitivo, você vai ter que ficar explorando salas e se assustando com surpresas no caminho durante todo o tempo, e vai ter que se acostumar em passar pelo mesmo cenário diversas vezes, mesmo que tal cenário sofra alguma alteração, como exemplo fique em ruínas ou ensanguentado. Isso deixa o jogo mais apimentado, porém se você não tem paciência para isso, nem adianta tentar.
Além da atmosfera profunda e de imagens e cenas
atormentadoras, o game conta com alguns monstros e inimigos que podem te matar
e causar pânico. Entre eles um bebê gigante deformado que corre atrás de você,
te obrigando a fugir ou se esconder em armários dependendo da parte do jogo; um
demente preso na camisa de força que, quando te vê, pula em cima do seu corpo e
abre um rasgo na sua barriga; bonecas e fantasmas assassinos, que caminham ou
correm em sua direção empunhando armas que podem te cortar ao meio. Eu pessoalmente
não esperava que esse jogo seria mais que um terror psicológico, tendo muitas
pitadas de terror de sobrevivência.
Sobre as fases bônus, são finais alternativos que podem ser
acessados após completar o jogo pelo menos uma vez. Cada final conta com muitos
desafios e exploração e dura cerca de 20-40 minutos para ser completo, dando um
desfecho diferente para o pesadelo. "Wayward" é geralmente o final
padrão, nele você vai dar mais uma passada no sanatório e vai ter que fugir de
bonecas assassinas na casa assombrada. "Destroyed Dreams" libera uma
nova área para ser explorada, dessa vez um hospital assombrado por um fantasma
à sua imagem que carrega um machado e corre muito. "Final Descent" é
sem dúvidas o melhor, mais tenso que o próprio jogo, por começar em uma
escuridão total e um fantasma da irmã à solta, tendo você que carregar uma vela
que ilumina apenas as proximidades, depois passando pela casa, floresta,
hospício e se encontrando com todos os monstros da campanha principal no
caminho.
Em suma, "Neverending Nightmares" é um jogo de terror psicológico acoplado com uma atmosfera muito potente, principalmente em relação à qualidade do áudio; possui um gráfico exótico em desenho, que ainda assim não deixa o jogo menos tenso. Dependendo do seu gosto e da sua paciência, este jogo pode acabar sendo extremamente cansativo e enjoativo, como exige muita exploração em milhares de salas repetitivas durante todo o tempo; mesmo assim, ele ainda surpreende com vários sustos e encontros desagradáveis com monstros que transformam o terror psicológico em terror de sobrevivência durante muitos momentos, podendo te fazer sentir em um Outlast 2D enquanto corre de um bebê maligno gigante e se esconde em um armário quase infartando. Clique aqui para ver a Página da Loja.
Em suma, "Neverending Nightmares" é um jogo de terror psicológico acoplado com uma atmosfera muito potente, principalmente em relação à qualidade do áudio; possui um gráfico exótico em desenho, que ainda assim não deixa o jogo menos tenso. Dependendo do seu gosto e da sua paciência, este jogo pode acabar sendo extremamente cansativo e enjoativo, como exige muita exploração em milhares de salas repetitivas durante todo o tempo; mesmo assim, ele ainda surpreende com vários sustos e encontros desagradáveis com monstros que transformam o terror psicológico em terror de sobrevivência durante muitos momentos, podendo te fazer sentir em um Outlast 2D enquanto corre de um bebê maligno gigante e se esconde em um armário quase infartando. Clique aqui para ver a Página da Loja.
Nenhum comentário:
Postar um comentário