Análise Intermediária - Neverending Nightmares


"Neverending Nightmares" prova que o gráfico não é um critério assim tão importante para criar um jogo de terror e de muita tensão. Isso pelo motivo do game ser totalmente desenhado do início ao fim, e ainda por cima em preto e branco, tendo apenas o sangue e o fogo (entre alguns outros pequenos detalhes) coloridos. É bom preparar o fôlego antes de começar a jogatina, pois você vai se deparar com muitas cenas pesadas e até meio psicopatas, coisas que mexem com a cabeça e afetam o psicológico de despreparados.


Pontos Positivos:


-> Atmosfera de terror avançada, recomendado uso de fones de ouvido para uma maior imersão; os sons são magníficos, obras primas que sobressaem os gráficos e sozinhos já são capazes de aterrorizar jogadores.

-> Jogabilidade simples, apenas as teclas de movimentação padrão (w,s,d,a), ''shift'' para correr e ''enter'' para interagir com portas e objetos.

-> Gráfico exótico, da simplicidade vem grandes surpresas. É incrível observar todo o trabalho que os desenvolvedores tiveram para desenhar tantos cenários obscuros e aumentar a tensão atmosférica sem ter o acesso a toda tecnologia e realismo gráfico visto hoje em dia por aí.

-> O terror psicológico é fortemente explorado no decorrer da trama, sendo uma peça rara no estilo para quem gosta. Você vai levar vários sustos, e não apenas isso, vai ficar desesperado fugindo de monstros e vai ter que agir sob pressão para ultrapassar obstáculos mais complexos.

-> Para um jogo relativamente simples, a duração é aceitável. Cerca de 3-4 horas na campanha principal, e mais 1-2 horas nos finais extras. Não é difícil conseguir todas as conquistas, basta ter coragem o suficiente para continuar o pesadelo nas fases bônus.

-> É de um preço acessível em promoções, dropa cartas e possui apenas quatro conquistas.


Pontos Negativos:


-> É o típico terror de exploração que te faz ficar cansado pela imensa quantidade de salas para entrar. O jogo se resume nisso: corredores repletos de portas que levam para outros corredores com mais portas e salas tenebrosas.

-> De início aparenta ter uma variação incrível de cenários, mas com o tempo você vai percebendo a quantidade imensa de repetição de salas e corredores. De fato a ideia do jogo é criar um circulo vicioso de um pesadelo que nunca acaba, no estilo "Silent Hill'', porém querendo ou não isso se torna algo repetitivo e maçante.

-> A falta de conteúdo obriga ao jogador ficar fazendo a mesma coisa durante muitos minutos. Por exemplo na parte do hospício, você vai ficar cansado de tanto desviar e passar pelo mesmo estilo de enigma do monstro amarrado na camisa de força.

-> A história praticamente inexiste, todo o tempo você vai ficar perambulando em pesadelos repetitivos. Em outras palavras, ou você vai gostar ou vai odiar este jogo. Depende também de sua paciência.




Este jogo é bem equilibrado nos prós e contras, cabe a você avaliar se ele se encaixa no seu perfil. É bom ter em mente que ele é extremamente repetitivo, você vai ter que ficar explorando salas e se assustando com surpresas no caminho durante todo o tempo, e vai ter que se acostumar em passar pelo mesmo cenário diversas vezes, mesmo que tal cenário sofra alguma alteração, como exemplo fique em ruínas ou ensanguentado. Isso deixa o jogo mais apimentado, porém se você não tem paciência para isso, nem adianta tentar.

Além da atmosfera profunda e de imagens e cenas atormentadoras, o game conta com alguns monstros e inimigos que podem te matar e causar pânico. Entre eles um bebê gigante deformado que corre atrás de você, te obrigando a fugir ou se esconder em armários dependendo da parte do jogo; um demente preso na camisa de força que, quando te vê, pula em cima do seu corpo e abre um rasgo na sua barriga; bonecas e fantasmas assassinos, que caminham ou correm em sua direção empunhando armas que podem te cortar ao meio. Eu pessoalmente não esperava que esse jogo seria mais que um terror psicológico, tendo muitas pitadas de terror de sobrevivência.

Sobre as fases bônus, são finais alternativos que podem ser acessados após completar o jogo pelo menos uma vez. Cada final conta com muitos desafios e exploração e dura cerca de 20-40 minutos para ser completo, dando um desfecho diferente para o pesadelo. "Wayward" é geralmente o final padrão, nele você vai dar mais uma passada no sanatório e vai ter que fugir de bonecas assassinas na casa assombrada. "Destroyed Dreams" libera uma nova área para ser explorada, dessa vez um hospital assombrado por um fantasma à sua imagem que carrega um machado e corre muito. "Final Descent" é sem dúvidas o melhor, mais tenso que o próprio jogo, por começar em uma escuridão total e um fantasma da irmã à solta, tendo você que carregar uma vela que ilumina apenas as proximidades, depois passando pela casa, floresta, hospício e se encontrando com todos os monstros da campanha principal no caminho.



Em suma, "Neverending Nightmares" é um jogo de terror psicológico acoplado com uma atmosfera muito potente, principalmente em relação à qualidade do áudio; possui um gráfico exótico em desenho, que ainda assim não deixa o jogo menos tenso. Dependendo do seu gosto e da sua paciência, este jogo pode acabar sendo extremamente cansativo e enjoativo, como exige muita exploração em milhares de salas repetitivas durante todo o tempo; mesmo assim, ele ainda surpreende com vários sustos e encontros desagradáveis com monstros que transformam o terror psicológico em terror de sobrevivência durante muitos momentos, podendo te fazer sentir em um Outlast 2D enquanto corre de um bebê maligno gigante e se esconde em um armário quase infartando. Clique aqui para ver a Página da Loja.


Nenhum comentário:

Postar um comentário