Análise Intermediária - Marine Park Empire


"Marine Park Empire" diferentemente do que o nome sugere não é um simulador de um aquário ou zoológico exclusivo para animais aquáticos. Na verdade ele é um híbrido com animais terrestres e marinhos, o que não te impede de criar algo específico pendendo apenas para um dos lados. De forma resumida este é um jogo relativamente simples e graficamente rústico, mas com uma variedade imensas de animais e itens para personalização tanto das jaulas como também de toda a área para visitantes, ou clientes.


Pontos Positivos:


-> Tem muitos animais terrestres que podem ser incluídos no zoológico: urso polar, leopardo-das-neves, crocodilo, elefante, girafa, hipopótamos, rinoceronte, leão, urso cinzento, canguru, camelo, alce, veado, zebra, entre outros.

-> Uma fauna marinha abrangente para criar em aquários gigantes no zoológico: diferentes tipos de golfinhos, orca, tubarão-martelo, muitos cardumes (contendo entre outras espécies os peixes-palhaços), morsa, foca, peixe-espada, arraia-jamanta, agulhão, tubarão-serra, entre outros.

-> Cada animal tem seus gostos e especificações, informações levadas fortemente em consideração ao construir suas jaulas e aquários. Tudo é levado em conta, até coisas que você nem imaginava: o material para construção do viveiro, o espaço necessário, a quantidade recomendada de água para lagos artificiais, o relevo, detalhes no chão e na flora, itens para o conforto e ''diversão'' do animal, construções para auxílio e alimentação, se o animal é sociável, se importa com uma maior privacidade e com quais outras espécies aceitaria dividir o habitat... Enfim, ''N'' coisas.

-> Para cada especificação citada acima existe uma gama enorme de opções: vários tipos de solo (desértico, ártico, savanas, folhagens, cascalhos, etc), flora quase tão incrível quanto a fauna (muitas opções para árvores, plantas rasteiras e decorações vegetais), muitos objetos exóticos e úteis para agradar aos bichinhos (gerador de neve e de névoa, brinquedos de madeira e de pedra para predadores, conchas, estrelas-do mar, crustáceos e corais para aquários, etc).

-> Uma mão-de-obra extensa para que o zoológico funcione corretamente: faxineiros, zeladores, guias, adestradores, veterinários, funcionários para manutenção de equipamentos, pesquisadores, entre outros.

-> Possibilidade de atrair o público não apenas por meio dos animais, mas também através de espetáculos, lanchonetes e atrações exclusivas: como um ''trenzinho'' que pode passar por cima de jaulas e dar a volta pelo zoológico conforme a sua vontade (ao criar a rota), barcos que navegam por um rio artificial formado por você, um tipo de circo no qual você pode enviar certos animais para serem treinados e se apresentarem para o público.

-> Acesso a muitas informações diferentes, como a quantidade de visitantes, o que cada um está pensando, dinheiro acumulado, controle dos preços, possibilidade em investir em propagandas na televisão, rádio e internet, capacidade de filmar e tirar fotos dos animais com uma câmera livre, poder de avançar o tempo, bem como pausá-lo, um tutorial longo e totalmente explicativo, bem como modo missão (o qual você constrói sua carreira) e um modo livre (com todos os recursos à mercê de sua criatividade).


Pontos Negativos:


-> Como é possível notar, este jogo vai muito além do que apenas montar jaulas e jogar animais dentro, na verdade é toda uma complexidade que chega a cansar e dar dor de cabeça até nos mais experientes. Apesar de toda variedade que o jogo proporciona ser um ponto positivo, poderiam ter sido mais maleáveis em alguns aspectos, diminuindo toda a dificuldade em montar o zoológico e manter os animais vivos e contentes.

-> As críticas pelos visitantes chegam a ser exageradas, por exemplo no modo livre após investir milhões e abrir meu zoológico, só vi pessoas reclamando sobre o humor dos animais. Tipo, como uma pessoa tem a capacidade de afirmar que o tubarão está triste? Ou que o urso está deprimido.... Neste jogo até as crianças são especialistas.

-> Os animais são chatos demais! Digo isso com relação às necessidades exageradas que eles possuem, impondo a vontade deles de modo exorbitante. Para ilustrar claramente o que digo, criei a jaula perfeita para ursos polares, com mais fêmeas do que machos, vários geradores de neve, revelo mediano, vegetação polar com um pouco de musgo, pedras de tundra e de granito, tocas confortáveis com o tema glacial, tudo conforme as especificações exibidas no ''manual''. E mesmo assim, depois de tudo isso ainda apareceram mensagens sobre ursos tristes e insatisfeitos.

-> A fome e a sede dos animais também é sufocante. Ainda com o exemplo do urso, enchi a jaula de estoques de alimentos e coloquei vários zeladores para alimentá-los, além de criar um lago repleto de água para saciarem a sede. Acredite se quiser, mas alguns ursos ainda continuaram com fome e sede.

-> Toda a insatisfação e grande aperto de necessidades básicas não se aplicam apenas aos visitantes e aos animais terrestres, mas também aos peixes. Além de sofrerem com os mesmos problemas de sempre querer mais e mais e nunca estar bem, os seres marinhos contam com uma equipe de funcionários que não são treinados o suficiente para cuidar deles, dobrando as atribulações e a dor de cabeça.

-> Existe uma má distribuição e alocação de interfaces, gerando um desconforto e poluição visual, o que também dificulta em encontrar informações e objetos para personalização do zoológico. É muita coisa para ser mostrada em um espaço muito pequeno de um menu mal feito.

-> O jogo considera muita coisa desnecessária e adquire um conteúdo imensamente grande e exigente. Sem fazer todo o tutorial você não vai conseguir passar nem da primeira fase, e depois de completar o tutorial inteiro (que leva cerca de uma ou duas horas) você ainda vai esquecer de muita coisa e ter dúvidas relacionadas principalmente à administração, ao tratamento de animais doentes, ao centro de pesquisas e ao desbloqueamento de novas espécies únicas para o zoológico.



Concluindo, "Marine Park Empire" é um jogo esplêndido e com tanta coisa para fazer e considerar que nem mesmo veteranos acabam dando conta de tudo. Sinceramente se você busca por um jogo casual e de simulação mais básica e tranquila, você muito provavelmente vai desistir deste título, mas se você quer algo que exige de muito mais estratégia e requisita de muita atenção e muita energia para que o negócio siga em frente e dê lucro após muito sangue e suor, então grandes desafios te aguardam neste game. Pelo baixo preço acaba valendo a pena comprá-lo nem se for para fazer o tutorial e jogar no modo livre; sem dúvidas é muito divertido poder criar diferentes jaulas e zoológicos com milhares de espécies e decorações diferentes, sendo praticamente uma encarnação da saga ''tycoon''. Clique aqui para ver a Página da Loja.


Nenhum comentário:

Postar um comentário