Este é um momento muito especial, o qual estou completando
uma coleção de 100 análises escritas! Dessa vez sobre um jogo não tão famoso,
mas com bastante potencial: "Lichdom Battlemage". Lançado em 2014
para a nova geração (PS4 e Xbox One, além de PC) o game conta a história de uma
pessoa comum que após perder a família para cultistas malignos, acaba sendo a
escolhida para se tornar um "Dragon", um mago de batalha poderoso
cujo objetivo é de recuperar os artefatos do poder e acabar com os cultistas e
seus líderes, em especial um demônio que pretende conquistar o mundo. Assim, já
é possível notar que o enredo é clichê, mas é apenas um dos contras de
''Lichdom", que também tem seus prós. Consideremos com maiores detalhes.
Pontos Positivos:
-> O jogo tem um belo gráfico que não pesa muito, combinado com
paisagens e cenários incríveis. Você vai se aventurar por florestas, planícies
congeladas, desertos escaldantes, relevos rochosos, pântanos e até mesmo por
uma cidade em chamas! Realmente não se pode criticar este ponto, que é um dos
mais fortes do jogo. Além de ser ótimo para capturas de tela, também deixa mais
'imersivo', principalmente pelos efeitos e pelas condições específicas.
-> Existem vários feitiços diferentes, cada tipo com seus
próprios efeitos especiais! É possível selecionar até três tipos diferentes ao
mesmo tempo, trocando-os quando quiser nas esferas de energia azul, que são os
checkpoints. Também tem um escudo mágico que se ativado no momento exato em que
o inimigo te acerta, causa uma explosão de energia por toda a área. Os feitiços
variam muito, o de gelo serve como apoio e para paralisar inimigos por curtos
períodos, o de fogo e de eletricidade causam danos diretos, o de necromancia
amaldiçoa oponentes podendo-vos tornar servos esqueléticos depois de mortos...
Ainda tem outros que envenenam, teleportam, e até controlam a mente dos
inimigos.
-> A grande jogada é a necromancia. Tenho que destacar este
estilo de feitiço devido ao fato de ser quase impossível de completar o jogo
sem ele. Basicamente você lança o feitiço sobre o oponente como qualquer outro,
mas sem causar danos significativos; feito isso ao matar o oponente existe a
possibilidade dele se tornar um esqueleto azul ao seu comando, lutando lado a
lado até a morte. Quando os inimigos da área acabam, ele desaparece e só
aparece novamente quando novos inimigos aparecerem; entretanto, só é possível
ter no máximo 3 esqueletos te acompanhando nesta mecânica, o que não impede de 'conjurar'
vários outros esqueletos em cada zona (mesmo que não te acompanhem depois da
luta acabar). Uma dica é usar o jato poderoso com as duas mãos carregado ao
máximo, pois ele quase que garante que os alvos atingidos se tornem esqueletos
depois de destruídos. Independentemente do oponente que for derrotado, o
esqueleto que pode ser gerado dele vai ser um guerreiro, um arqueiro ou um mago
de modo aleatório.
-> Os controles são bem fáceis, tanto pelo teclado como pelo
controle de X-box. Existem vários tutoriais que aparecem durante o jogo ou
podem ser acessados pelo menu. A qualidade de som é ótima, tanto nos efeitos do
ambiente e dos monstros, como também nas trilhas sonoras. A mecânica de combate
é simples, tanto sua como dos oponentes. Com pouco tempo de jogo você já se
torna expert, entendendo como cada ataque funciona; por exemplo muitos
oponentes podem te derrubar no chão ou te jogar para trás, outros se teleportam
a curtas distâncias, conjuram 'minions' (soldados inferiores), e até geram
escudos mágicos que bloqueiam o primeiro ataque dado. O jogo possui um sistema
de conquistas diversificado, dropa cartas colecionáveis e contêm vários Bosses
e Mini Bosses.
Pontos Negativos:
-> A história praticamente inexiste, eu pude contar quase todo
o enredo somente no parágrafo inicial. Para deixar mais claro, além daquilo
tudo na primeira e na segunda fase você persegue um amigo do ''sub-líder'', na
terceira e na quarta fase você persegue o ''sub-líder'', na quarta, na quinta e
na sexta fase persegue o filho e a filha do ''sub-líder'' e na última fase
segue até o demônio ''líder'', ou Final Boss. Tudo isso sem ajuda, aliás, os
personagens são chatos e não têm carisma alguma, nem os que estão do seu lado,
nem os vilões. É tudo muito sem sentimento e sem passar aquela vontade de se
tornar amigo ou de odiar e querer ver morto; parte da história também é contada
por visões ativadas durante todos os mapas, você provavelmente vai ficar sem
paciência pra ver cada uma das visões, que são entediantes e desnecessárias.
-> O pior ponto do jogo é, sem dúvidas, a repetição e exagero
no combate. Minha dica é jogar apenas uma fase por dia, não faça igual eu de
jogar 3-6 horas no mesmo dia achando que vai terminar o jogo, pois você só vai
passar raiva e esperar ansiosamente pelo fim de cada fase que vai demorar muito
para ser atingido. Pode parecer brincadeira, mas a partir da terceira fase você
já fica saturado do jogo, pois ele é igual do começo ao fim. Cada fase dura
cerca de 1-2 horas, apenas com variações na totalidade do cenário de uma fase
para outra, mas com os mesmos oponentes em todas! Como eu disse no começo da
análise você vai pegar o jeito do combate e das mecânicas rapidinho, isso pelo
fato dos inimigos atacarem da mesma maneira da primeira até a última fase;
digamos que apenas a aparência de cada inimigo muda (em algumas partes), mas
seus ataques prevalecem os mesmos.
-> Além de repetitivos, os inimigos são extremamente irritantes
e a cada 5 passos que você dá no mapa surgem mais 10 inimigos do chão. É
incrível como o jogo é super lotado de inimigos, você nunca termina a fase pelo
motivo de cada área nova adentrada desencadear o surgimento de vários outros
monstros (iguais). Posso dizer que todos os oponentes causam estresse: os
arqueiros ficam te derrubando no chão; os guerreiros causam danos excessivos,
te fazendo correr e atacar; os magos ficam teleportando e conjurando minions;
as Banshees ficam gritando, te empurrando para trás, e voando sem parar de uma
direção para outra; os demônios têm mais HP, causam danos maiores e ainda têm
ataques especiais (podem lançar várias esferas de energia, lançar feitiços de
raio, lançar bolas de fogo); os vermes que saem do chão cospem uma bola de
ácido que acaba com uma barra inteira de vida; os crocodilos ficam te
derrubando e já te mordem quando você levanta; os ninjas ficam te puxando pra
perto deles com uma cordinha insuportável... Imagina todos esses felizardos
multiplicados por 300 em cada fase.
-> Os Bosses seguem as mesmas mecânicas: todos com uma vida
muito grande, principalmente o Final Boss (exageradamente grande), são
relativamente fracos e uma vez que entender os ataques vai apenas ficar
repetindo os movimentos até derrotá-los, conjuram vários monstros para
atrapalhar ao longo da batalha (no caso ajudam com necromancia). Os feitiços
levam tempo a serem desbloqueados, o último tipo só é liberado na antepenúltima
fase, apesar de que apenas 4 são de fato úteis (fogo no começo, gelo,
eletricidade na metade, necromancia). Ah, e a necromancia tem vários erros,
esqueletos somem do nada, param de te seguir, causam pouco dano, etc.
Enfim, recomendo sim o jogo em uma promoção, jogando apenas
uma fase por dia para não ficar irritado. Minha dica é comprar o jogo sem esperar muita coisa, afinal
apesar de tudo ele é divertido e bem feito. Clique aqui para ver a Página da Loja.
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