Análise Intermediária - Lichdom Battlemage


Este é um momento muito especial, o qual estou completando uma coleção de 100 análises escritas! Dessa vez sobre um jogo não tão famoso, mas com bastante potencial: "Lichdom Battlemage". Lançado em 2014 para a nova geração (PS4 e Xbox One, além de PC) o game conta a história de uma pessoa comum que após perder a família para cultistas malignos, acaba sendo a escolhida para se tornar um "Dragon", um mago de batalha poderoso cujo objetivo é de recuperar os artefatos do poder e acabar com os cultistas e seus líderes, em especial um demônio que pretende conquistar o mundo. Assim, já é possível notar que o enredo é clichê, mas é apenas um dos contras de ''Lichdom", que também tem seus prós. Consideremos com maiores detalhes.


Pontos Positivos:


-> O jogo tem um belo gráfico que não pesa muito, combinado com paisagens e cenários incríveis. Você vai se aventurar por florestas, planícies congeladas, desertos escaldantes, relevos rochosos, pântanos e até mesmo por uma cidade em chamas! Realmente não se pode criticar este ponto, que é um dos mais fortes do jogo. Além de ser ótimo para capturas de tela, também deixa mais 'imersivo', principalmente pelos efeitos e pelas condições específicas.

-> Existem vários feitiços diferentes, cada tipo com seus próprios efeitos especiais! É possível selecionar até três tipos diferentes ao mesmo tempo, trocando-os quando quiser nas esferas de energia azul, que são os checkpoints. Também tem um escudo mágico que se ativado no momento exato em que o inimigo te acerta, causa uma explosão de energia por toda a área. Os feitiços variam muito, o de gelo serve como apoio e para paralisar inimigos por curtos períodos, o de fogo e de eletricidade causam danos diretos, o de necromancia amaldiçoa oponentes podendo-vos tornar servos esqueléticos depois de mortos... Ainda tem outros que envenenam, teleportam, e até controlam a mente dos inimigos.

-> A grande jogada é a necromancia. Tenho que destacar este estilo de feitiço devido ao fato de ser quase impossível de completar o jogo sem ele. Basicamente você lança o feitiço sobre o oponente como qualquer outro, mas sem causar danos significativos; feito isso ao matar o oponente existe a possibilidade dele se tornar um esqueleto azul ao seu comando, lutando lado a lado até a morte. Quando os inimigos da área acabam, ele desaparece e só aparece novamente quando novos inimigos aparecerem; entretanto, só é possível ter no máximo 3 esqueletos te acompanhando nesta mecânica, o que não impede de 'conjurar' vários outros esqueletos em cada zona (mesmo que não te acompanhem depois da luta acabar). Uma dica é usar o jato poderoso com as duas mãos carregado ao máximo, pois ele quase que garante que os alvos atingidos se tornem esqueletos depois de destruídos. Independentemente do oponente que for derrotado, o esqueleto que pode ser gerado dele vai ser um guerreiro, um arqueiro ou um mago de modo aleatório.

-> Os controles são bem fáceis, tanto pelo teclado como pelo controle de X-box. Existem vários tutoriais que aparecem durante o jogo ou podem ser acessados pelo menu. A qualidade de som é ótima, tanto nos efeitos do ambiente e dos monstros, como também nas trilhas sonoras. A mecânica de combate é simples, tanto sua como dos oponentes. Com pouco tempo de jogo você já se torna expert, entendendo como cada ataque funciona; por exemplo muitos oponentes podem te derrubar no chão ou te jogar para trás, outros se teleportam a curtas distâncias, conjuram 'minions' (soldados inferiores), e até geram escudos mágicos que bloqueiam o primeiro ataque dado. O jogo possui um sistema de conquistas diversificado, dropa cartas colecionáveis e contêm vários Bosses e Mini Bosses.


Pontos Negativos:


-> A história praticamente inexiste, eu pude contar quase todo o enredo somente no parágrafo inicial. Para deixar mais claro, além daquilo tudo na primeira e na segunda fase você persegue um amigo do ''sub-líder'', na terceira e na quarta fase você persegue o ''sub-líder'', na quarta, na quinta e na sexta fase persegue o filho e a filha do ''sub-líder'' e na última fase segue até o demônio ''líder'', ou Final Boss. Tudo isso sem ajuda, aliás, os personagens são chatos e não têm carisma alguma, nem os que estão do seu lado, nem os vilões. É tudo muito sem sentimento e sem passar aquela vontade de se tornar amigo ou de odiar e querer ver morto; parte da história também é contada por visões ativadas durante todos os mapas, você provavelmente vai ficar sem paciência pra ver cada uma das visões, que são entediantes e desnecessárias.

-> O pior ponto do jogo é, sem dúvidas, a repetição e exagero no combate. Minha dica é jogar apenas uma fase por dia, não faça igual eu de jogar 3-6 horas no mesmo dia achando que vai terminar o jogo, pois você só vai passar raiva e esperar ansiosamente pelo fim de cada fase que vai demorar muito para ser atingido. Pode parecer brincadeira, mas a partir da terceira fase você já fica saturado do jogo, pois ele é igual do começo ao fim. Cada fase dura cerca de 1-2 horas, apenas com variações na totalidade do cenário de uma fase para outra, mas com os mesmos oponentes em todas! Como eu disse no começo da análise você vai pegar o jeito do combate e das mecânicas rapidinho, isso pelo fato dos inimigos atacarem da mesma maneira da primeira até a última fase; digamos que apenas a aparência de cada inimigo muda (em algumas partes), mas seus ataques prevalecem os mesmos.

-> Além de repetitivos, os inimigos são extremamente irritantes e a cada 5 passos que você dá no mapa surgem mais 10 inimigos do chão. É incrível como o jogo é super lotado de inimigos, você nunca termina a fase pelo motivo de cada área nova adentrada desencadear o surgimento de vários outros monstros (iguais). Posso dizer que todos os oponentes causam estresse: os arqueiros ficam te derrubando no chão; os guerreiros causam danos excessivos, te fazendo correr e atacar; os magos ficam teleportando e conjurando minions; as Banshees ficam gritando, te empurrando para trás, e voando sem parar de uma direção para outra; os demônios têm mais HP, causam danos maiores e ainda têm ataques especiais (podem lançar várias esferas de energia, lançar feitiços de raio, lançar bolas de fogo); os vermes que saem do chão cospem uma bola de ácido que acaba com uma barra inteira de vida; os crocodilos ficam te derrubando e já te mordem quando você levanta; os ninjas ficam te puxando pra perto deles com uma cordinha insuportável... Imagina todos esses felizardos multiplicados por 300 em cada fase.

-> Os Bosses seguem as mesmas mecânicas: todos com uma vida muito grande, principalmente o Final Boss (exageradamente grande), são relativamente fracos e uma vez que entender os ataques vai apenas ficar repetindo os movimentos até derrotá-los, conjuram vários monstros para atrapalhar ao longo da batalha (no caso ajudam com necromancia). Os feitiços levam tempo a serem desbloqueados, o último tipo só é liberado na antepenúltima fase, apesar de que apenas 4 são de fato úteis (fogo no começo, gelo, eletricidade na metade, necromancia). Ah, e a necromancia tem vários erros, esqueletos somem do nada, param de te seguir, causam pouco dano, etc.



Enfim, recomendo sim o jogo em uma promoção, jogando apenas uma fase por dia para não ficar irritado. Minha dica é comprar o jogo sem esperar muita coisa, afinal apesar de tudo ele é divertido e bem feito. Clique aqui para ver a Página da Loja.


Nenhum comentário:

Postar um comentário