"Dead Space" é praticamente um clássico de terror
de sobrevivência, bem como psicológico, não somente pela munição relativamente
escassa, ou pela ambientação sinistra, mas sim por combinar dois pesadelos de
uma só vez: aliens e zumbis, transformados em monstros horripilantes que vão te
assombrar (e tentar te devorar) enquanto você busca uma saída de uma nave
abandonada no meio do espaço em um universo apocalíptico. Você sem dúvidas vai
levar muitos sustos enquanto joga, mas também vai se divertir explodindo a
cabeça de inimigos tenebrosos e realizando diferentes atividades em gravidade
zero.
→ Sobre o Enredo
Este é um jogo rico em história, apesar de não construir a
trama por completo de forma prática e cinegráfica, muita coisa pode ser
absorvida durante os diálogos e através de vários elementos escondidos no
cenário (itens coletáveis). De modo geral, a história se passa em 2508, quando
a Terra está quase em um evento de extinção pelo abuso dos recursos e falta de
reposição dos mesmos, trazendo como única esperança para a humanidade a
exploração de novos recursos e matéria-prima em outros planetas. Em determinado
momento, uma das naves mais conceituadas da empresa de extração (CEC), nomeada
USG Ishimura, envia um sinal de perigo e passa a ser investigada pela USG
Kellion, cujo protagonista Isaac Clarke atua como engenheiro da tripulação,
adentrando com sua equipe dentro da nave de mineração, que inicialmente parece
abandonada, para descobrir que a verdadeira ameaça estava muito além da
imaginação humana, expondo a todos um pequeno mundo de horrores onde a vida e a
morte podem estar separadas por uma simples porta de metal (jogo indisponível
em português).
→ Sobre a Jogabilidade
Basicamente o jogador precisa abrir caminho em uma nave
infestada de criaturas alienígenas nomeadas de "Necromorphs" dispondo
de diferentes armas e armaduras. A visão é em terceira pessoa, tendo certa
semelhança com "Gears of War" e "Evil Within" neste
sentido. A grande jogada foi criar uma interface realística, que não ''suja'' a
tela com HUD e é própria para Screenshots, principalmente. Você pode ver a vida
que lhe resta na própria armadura de Isaac, exibida por barrinhas azuis nas
costas, bem como pode checar a munição e muitos outros detalhes em hologramas
ativos dentro do jogo; o caminho a ser seguido também pode ser sempre observado
conforme a vontade do jogador, gerando uma linha azul que o guia pelo local
correto. A armadura é bem fechada, afinal em muitas partes do jogo você vai
poder ficar em gravidade zero, pulando de um lado para o outro como desejar e
tendo todos os sons abafados pelo vácuo. O combate é complexo, já que os
oponentes exigem vários tiros para serem mortos e possuem uma inteligência
artificial avançada. A munição em alguns momentos se torna rara, mas tudo pode
ser comprado em computadores específicos em alguns pontos chaves da nave, sendo
este o mesmo método utilizado para salvar o progresso. Outro ponto único - e
essencial - é poder usar o Stasis, sendo que este deixa qualquer monstro ou
objeto em velocidade lenta por um tempo, permitindo atirar com cautela ou
utilizar os punhos como armas sem sofrer danos significativos.
→ Sobre a Campanha
O jogo possui doze fases, durando um tempo variável entre
15-20 horas para ser completo. Ele é bastante voltado para o combate, e acaba
por se tornar repetitivo no decorrer do tempo. Aspectos que influenciaram
negativamente sobre o jogo foram: a longa duração, que pode ocasionar a
desistência de muitos, a repetição frequente de cenários e salas (como é uma
nave, é repleta de lugares parecidos), os inimigos em excesso, os enigmas que
giram em torno das mesmas bases. Tudo isso é muito relativo, depende o quanto
você gostar da ideia e jogabilidade apresentadas. Os responsáveis por turbinar
o game e deixá-lo mais interessante e dinâmico são: os sustos e cenas
inesperadas, a ambientação e atmosfera de terror, os momentos exóticos da
aventura. Os tais momentos variam muito, mas incluem três Bosses gigantes
diferentes, a possibilidade de controlar uma arma da nave para destruir
asteroides que surgem de todos os cantos, enigmas criativos em gravidade zero
ou que necessitam do manuseio do tempo para serem resolvidos.
→ Sobre os Monstros
São vários inimigos horripilantes a serem enfrentados dentro
de uma nave que parece infinita. O mais notável é a inteligência artificial de
cada oponente (ainda mais considerando que o jogo foi lançado em 2008), pois
todos eles possuem capacidades intrigantes: podem criar armadilhas adentrando
pela parte interna da nave de modo a dar toda uma volta e sair logo atrás de
você (quando menos imaginar), podem pular e ''nadar'' atrás de você em batalhas
épicas no vácuo, são rápidos e atacam de modo ágil e imprevisível - ataques
surpresas são comuns. Com relação à aparência, bem... São terríveis! Todos são
uma mistura humanoide com zumbiismo e partes alienígenas. Entre os vários
existentes é possível destacar o slasher, um corpo humano com 'braços' longos e
com lâminas nas mãos; o lurker, bebê humano mutante com espécies de tentáculos
com lâminas afiadas; a grávida, que quando morta libera vários necromorphs de
sua barriga inchada; e os dividers, figuras altas que podem ser quebradas em
formas menores de monstruosidades.
→ Sobre o Terror
A parte mais importante em "Dead Space" pode ser
dividida em várias características, porém uma delas - a mais importante e
destacável de todas - foi a mais trabalhada e responsável pelos sustos, o
elemento do imprevisto. Exatamente, o que mais surpreende é quando o inesperado
acontece, tal como um tentáculo gigante tentar te capturar, um alien aparecer
do submundo, um tripulante antigo da nave ser encontrado agindo como um maluco,
etc. Este é o brilho principal do jogo, e é executado de maneira magnífica.
Além de muitas cenas relativamente pesadas e sustos de muita tensão, o próprio
combate se torna fruto do imprevisto, pois como foi dito a inteligência
artificial é avançada neste sentido: os monstros são rápidos, podem surgir do
nada, entram por lugares inacessíveis e reaparecem estourando parte da parede,
tudo coopera para que o jogador nunca fique tranquilo, mas sempre fique
esperando por algo e ainda assim receba um susto bem dado pelo ''algo'' ter
sido diferente do que o esperado. Apesar da repetição, o jogo consegue se
reciclar e consegue trazer dinamismo pelos momentos únicos de imprevisão. É
claro que nada disso seria possível sem uma boa atmosfera. Os sons são
imersivos, alguns inexplicáveis, outros claramente reconhecidos como o gemido
de alguma criatura horrível... A música controla a tensão, geralmente
aumentando-a o máximo possível... Os cenários (embora pouco diferenciados) são
obscuros, repletos de sangue e corpos, mas não escuros. Falharam bastante na
iluminação, o jogo é praticamente todo claro, até configurando para ficar o mais
apagado possível. Nesse sentido, nem se compara com o seu sucessor, que possui
momentos no total breu, atirando em monstros sem nem mesmo enxergá-los.
→ Considerações Finais
Sem dúvidas "Dead Space" é uma opção mais que
válida para fãs de jogos de terror e de sobrevivência. A dificuldade pode ser
escolhida conforme a vontade do jogador, desde o iniciante armado até o suicida
sem munição. Embora possa parecer enjoativo, isso depende muito de você e de
como você vai reagir ao jogo. Se ele realmente chamar sua atenção e te capturar
como um peixe, então obviamente você vai querer aproveitar cada minuto e não se
arrependerá disso, mas se ele não demonstrar o brilho e o potencial que você
esperava que ele tivesse, então pode acabar sendo decepcionante passar horas
caminhando por lugares um tanto quanto parecidos enfrentando vários monstros
com pausas apenas para enigmas cansativos. Cada um pode reagir de uma maneira
diferente, mas em todo caso o terror é garantido. Clique aqui para ver a página da Loja.
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