Análise Intermediária - Aura Kingdom


"Aura Kingdom" é um MMORPG de fantasia 'medieval', ou em outras palavras, é um game multijogador em massa de interpretação de personagens Online. Ele é gratuito de modo geral, mas fornece vários recursos extras que podem ser comprados com o dinheiro real. Não chega a ser um 'pay-to-win' se você opta por se concentrar nas missões, e não no PVP. Posso citar vários outros jogos semelhantes ao "Aura Kingdom", tais como: 'Forsaken World', 'Allods', 'Rappelz' e 'Soul of Ultimate Nation'. Não os considero parecidos apenas pelo gráfico moderadamente bom, por serem parcialmente gratuitos e por serem MMOs, mas também pela essência e mecânica de jogabilidade. Eu honestamente não gosto de Animes, entretanto não misturo desenhos com jogos, portanto dei uma chance para o jogo em questão e me surpreendi por sua qualidade e por superar minhas expectativas iniciais.


Pontos Positivos:


-> O jogo tem sim elementos gráficos e outras associações voltadas para Animes, entretanto ele não se resume nisso. Sendo você fã ou não de animes, vai se encantar com o jogo, pois ele é voltado principalmente para a 'fantasia' em um mundo repleto de criaturas perigosas e lindas paisagens. As missões são voltadas para a história de tal mundo, com seus próprios problemas em sua própria época, portanto não pense que conta a história de algum Anime específico ou algo do tipo.

-> Existem muitas, mas muitas missões para serem cumpridas. Me arriscaria a dizer que o jogo se resume nas missões. É claro que há PVP e Minigames, mas isso não exclui o fato da necessidade absurda de fazer as missões para ganhar EXP e acesso a novas áreas e equipamentos. Algumas (poucas) delas são bem exóticas e divertidas, podendo eu citar: uma missão na qual você precisa plantar bombas em pontos estratégicos sem ser visto por piratas e papagaios, tendo que andar escondido e de modo cauteloso; uma outra na qual você controla um robô que ninguém apostaria uma moeda, mas que conforme seu desempenho enfrenta e derrota vários oponentes poderosos em uma arena de duelos (lembrou do filme ''Real Steel'', ou ''Gigantes de Aço''); e uma muito legal na qual você precisa recolher objetos específicos em um acampamento vigiado por vários autômatos, tendo que usar habilidades estratégias para escapar sem ser visto.

-> É possível criar ou se juntar a uma guilda a partir do nível 10, e uma vez que você liberar um lugar chamado "Crescent Hill'', passará a ter acesso a "Fame Quests'' em quadros de avisos nas cidades, que geram pontos para sua guilda, mas que também são divertidas de fazer. Cada cidade tem seu próprio quadro de quests, e estas variam em alguns mapas novos, mas que são reutilizados para missões diferentes. Por exemplo é possível entrar em três quests diferentes em um mesmo mapa, o que se torna chato com o tempo. De modo geral as ''Fame Quests'' são totalmente voltadas para combate, com uma breve história de 'background' e com um ou mais Bosses no final.

-> Além das missões e do combate contra NPCs espalhados pelos mapas, o jogo também proporciona alguns minigames espetaculares. Para citar alguns: the dimensional hall é um tipo de campo de batalhas onde você e mais dois amigos (ou jogadores em uma party) devem lutar contra ondas de Bosses uma atrás da outra; a Pesca é um passatempo diferenciado para horas de descanso, para capturar peixes você precisa controlar uma barrinha de progresso, tentando estabilizá-la no centro; para isso você deve clicar rápido para ela ser movida para direita e segurar o clique para que ela seja movida para a esquerda.

-> É um jogo repleto de cenários bonitos, ótimos para capturas de tela. Em todas as áreas possuem ''Bosses'' escondidos que podem ser derrotados para conquistas ingame. Também tem um sistema de crafting muito usado em missões, mas que tem uma grande importância em melhorar armas e peças da armadura (é preciso ter fragmentos, recebidos ao destruir armaduras com o martelinho no inventário e de pergaminhos recebidos em missões e eventos).

-> Logo no início do jogo você já recebe um seguidor, ou Eidolon, para te ajudar em combate (independentemente da sua classe). Também recebe uma montaria para aumentar sua velocidade ao se aventurar por aí (um avestruz). É possível duelar em qualquer lugar do jogo, basta clicar na pessoa e enviar um pedido de duelo. Existem muitas opções de classe, incluindo mago, guerreiro, espadachim, canhoneiro, bardo, arqueiro, entre outros. O PVP por classe até que é balanceado, tirando o fator de dinheiro real. Mais um ponto é que não é difícil aumentar o nível, eu fiquei apenas fazendo missões e em 10 horas já alcancei o nível 40, que é relativamente alto.


Pontos Negativos:


-> Com o passar do tempo as missões se tornam insuportáveis, eu parei no nível 45 praticamente, cansado de ter sempre que ir matar X monstros ou coletar X itens em X lugares. É realmente frustrante fazer todas as missões de uma cidade e viajar para outra pensando que terão coisas novas, mas quando chega lá ser obrigado a matar mais monstros em mais quests repetitivas.

-> Praticamente todos os lugares que fui se resumiram em florestas com pequenas vilas ou cidades no começo. Eu me decepcionei com a pouca variação de cenário. Até o nível 40 liberei cinco áreas diferentes para explorar e fazer quests, mas todas seguiram o mesmo padrão. Sempre muito mato, algumas cachoeiras e pântanos e árvores para todos os lados. Fora isso tem uma cidade grande muito parecida com a de qualquer outro MMO, onde a massa de jogadores se encontra para negociar ou ficar sem fazer nada.

-> Não há muita variação de monstros, os mais diversificados que enfrentei foram crocodilos e leões, já monstros de pedra, fadas e pássaros me perturbaram em praticamente todas as florestas. Os únicos monstros legais que enfrentei foram os Bosses conjurados no "Eidolon Hall'' ou algo do tipo, desde dragões até cavaleiros gigantes com armaduras sombrias.

-> Além da pouca variação de cenário, devo destacar a pouca variação de músicas. Cada mapa só tem uma única música, que fica tocando e repetindo mil vezes. Estou com a música da 'Cactakara Forest' na cabeça até agora. Não são músicas mal feitas, apenas... Enjoativas depois de ouvi-las vinte ou trinta vezes.

-> Existem vários equipamentos, mas grande parte deles possuem a mesma aparência. Se você quer uma roupa legal, vai ter que gastar dinheiro com visuais estéticos (que existem de monte); montaria também, fiquei com um avestruz até nível 40 enquanto via pessoas montadas em leões brancos e dragões maneiros. Não crucificarei tal atitude, afinal o jogo precisa gerar receita de algum modo, e tais vendas não atrapalharam na minha jogabilidade, eram apenas opcionais.

-> Os personagens parecem todos afeminados, até mesmo o vilão principal, teoricamente um homem, se parece com uma moça. Não importa como você fizer seu personagem, não importa o cabelo que usar, o resultado final vai ser um protótipo de garota, e isso é lamentável.



Recomendado para teste (por ser gratuito) e um veredito final ser dado. Clique aqui para ver a página da Loja.



Nenhum comentário:

Postar um comentário