"Aura Kingdom" é um MMORPG de fantasia 'medieval',
ou em outras palavras, é um game multijogador em massa de interpretação de
personagens Online. Ele é gratuito de modo geral, mas fornece vários recursos
extras que podem ser comprados com o dinheiro real. Não chega a ser um
'pay-to-win' se você opta por se concentrar nas missões, e não no PVP. Posso
citar vários outros jogos semelhantes ao "Aura Kingdom", tais como:
'Forsaken World', 'Allods', 'Rappelz' e 'Soul of Ultimate Nation'. Não os
considero parecidos apenas pelo gráfico moderadamente bom, por serem
parcialmente gratuitos e por serem MMOs, mas também pela essência e mecânica de
jogabilidade. Eu honestamente não gosto de Animes, entretanto não misturo desenhos com jogos, portanto dei uma chance para o jogo em questão e me surpreendi por
sua qualidade e por superar minhas expectativas iniciais.
Pontos Positivos:
-> O jogo tem sim elementos gráficos e outras associações
voltadas para Animes, entretanto ele não se resume nisso. Sendo você fã ou não
de animes, vai se encantar com o jogo, pois ele é voltado principalmente para a
'fantasia' em um mundo repleto de criaturas perigosas e lindas paisagens. As
missões são voltadas para a história de tal mundo, com seus próprios problemas
em sua própria época, portanto não pense que conta a história de algum Anime
específico ou algo do tipo.
-> Existem muitas, mas muitas missões para serem cumpridas. Me
arriscaria a dizer que o jogo se resume nas missões. É claro que há PVP e
Minigames, mas isso não exclui o fato da necessidade absurda de fazer as
missões para ganhar EXP e acesso a novas áreas e equipamentos. Algumas (poucas)
delas são bem exóticas e divertidas, podendo eu citar: uma missão na qual você
precisa plantar bombas em pontos estratégicos sem ser visto por piratas e
papagaios, tendo que andar escondido e de modo cauteloso; uma outra na qual
você controla um robô que ninguém apostaria uma moeda, mas que conforme seu
desempenho enfrenta e derrota vários oponentes poderosos em uma arena de duelos
(lembrou do filme ''Real Steel'', ou ''Gigantes de Aço''); e uma muito legal na
qual você precisa recolher objetos específicos em um acampamento vigiado por
vários autômatos, tendo que usar habilidades estratégias para escapar sem ser
visto.
-> É possível criar ou se juntar a uma guilda a partir do nível
10, e uma vez que você liberar um lugar chamado "Crescent Hill'', passará
a ter acesso a "Fame Quests'' em quadros de avisos nas cidades, que geram
pontos para sua guilda, mas que também são divertidas de fazer. Cada cidade tem
seu próprio quadro de quests, e estas variam em alguns mapas novos, mas que são
reutilizados para missões diferentes. Por exemplo é possível entrar em três
quests diferentes em um mesmo mapa, o que se torna chato com o tempo. De modo
geral as ''Fame Quests'' são totalmente voltadas para combate, com uma breve
história de 'background' e com um ou mais Bosses no final.
-> Além das missões e do combate contra NPCs espalhados pelos
mapas, o jogo também proporciona alguns minigames espetaculares. Para citar
alguns: the dimensional hall é um tipo de campo de batalhas onde você e mais
dois amigos (ou jogadores em uma party) devem lutar contra ondas de Bosses uma
atrás da outra; a Pesca é um passatempo diferenciado para horas de descanso,
para capturar peixes você precisa controlar uma barrinha de progresso, tentando
estabilizá-la no centro; para isso você deve clicar rápido para ela ser movida
para direita e segurar o clique para que ela seja movida para a esquerda.
-> É um jogo repleto de cenários bonitos, ótimos para capturas
de tela. Em todas as áreas possuem ''Bosses'' escondidos que podem ser
derrotados para conquistas ingame. Também tem um sistema de crafting muito
usado em missões, mas que tem uma grande importância em melhorar armas e peças
da armadura (é preciso ter fragmentos, recebidos ao destruir armaduras com o
martelinho no inventário e de pergaminhos recebidos em missões e eventos).
-> Logo no início do jogo você já recebe um seguidor, ou
Eidolon, para te ajudar em combate (independentemente da sua classe). Também
recebe uma montaria para aumentar sua velocidade ao se aventurar por aí (um
avestruz). É possível duelar em qualquer lugar do jogo, basta clicar na pessoa
e enviar um pedido de duelo. Existem muitas opções de classe, incluindo mago,
guerreiro, espadachim, canhoneiro, bardo, arqueiro, entre outros. O PVP por
classe até que é balanceado, tirando o fator de dinheiro real. Mais um ponto é
que não é difícil aumentar o nível, eu fiquei apenas fazendo missões e em 10
horas já alcancei o nível 40, que é relativamente alto.
Pontos Negativos:
-> Com o passar do tempo as missões se tornam insuportáveis, eu
parei no nível 45 praticamente, cansado de ter sempre que ir matar X monstros
ou coletar X itens em X lugares. É realmente frustrante fazer todas as missões
de uma cidade e viajar para outra pensando que terão coisas novas, mas quando
chega lá ser obrigado a matar mais monstros em mais quests repetitivas.
-> Praticamente todos os lugares que fui se resumiram em florestas
com pequenas vilas ou cidades no começo. Eu me decepcionei com a pouca variação
de cenário. Até o nível 40 liberei cinco áreas diferentes para explorar e fazer
quests, mas todas seguiram o mesmo padrão. Sempre muito mato, algumas
cachoeiras e pântanos e árvores para todos os lados. Fora isso tem uma cidade
grande muito parecida com a de qualquer outro MMO, onde a massa de jogadores se
encontra para negociar ou ficar sem fazer nada.
-> Não há muita variação de monstros, os mais diversificados
que enfrentei foram crocodilos e leões, já monstros de pedra, fadas e pássaros
me perturbaram em praticamente todas as florestas. Os únicos monstros legais
que enfrentei foram os Bosses conjurados no "Eidolon Hall'' ou algo do
tipo, desde dragões até cavaleiros gigantes com armaduras sombrias.
-> Além da pouca variação de cenário, devo destacar a pouca
variação de músicas. Cada mapa só tem uma única música, que fica tocando e
repetindo mil vezes. Estou com a música da 'Cactakara Forest' na cabeça até
agora. Não são músicas mal feitas, apenas... Enjoativas depois de ouvi-las
vinte ou trinta vezes.
-> Existem vários equipamentos, mas grande parte deles possuem
a mesma aparência. Se você quer uma roupa legal, vai ter que gastar dinheiro
com visuais estéticos (que existem de monte); montaria também, fiquei com um
avestruz até nível 40 enquanto via pessoas montadas em leões brancos e dragões
maneiros. Não crucificarei tal atitude, afinal o jogo precisa gerar receita de
algum modo, e tais vendas não atrapalharam na minha jogabilidade, eram apenas
opcionais.
-> Os personagens parecem todos afeminados, até mesmo o vilão principal, teoricamente um homem, se parece com uma moça. Não importa como você fizer seu personagem, não importa o cabelo que usar, o resultado final vai ser um protótipo de garota, e isso é lamentável.
Recomendado para teste (por ser gratuito) e um veredito final ser dado. Clique aqui para ver a página da Loja.
-> Os personagens parecem todos afeminados, até mesmo o vilão principal, teoricamente um homem, se parece com uma moça. Não importa como você fizer seu personagem, não importa o cabelo que usar, o resultado final vai ser um protótipo de garota, e isso é lamentável.
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