Análise Intermediária - Amnesia: The Dark Descent


Se você alguma vez já jogou Outlast, provavelmente não vai gostar de Amnesia, pois a qualidade de um para o outro é facilmente visível. Apesar de "Amnesia" ser considerado um clássico do terror, ele é bem fraco e repleto de erros, ele não segue uma história com estilo cinematográfico igual ao Outlast, muito pelo contrário, é um jogo cansativo e massante no qual você basicamente precisa ficar caminhando por lugares escuros em busca de objetos diversos a fim de resolver enigma atrás de enigma com um ou outro monstro ''bugado'' atrás de você de vez em quando. Assim, é recomendável jogar Amnesia antes de conhecer o Outlast, ou do contrário você vai desanimar muito rápido e talvez até desistir de concluir o game, como Outlast é muito mais dinâmico, a história é presenciada, e não contada através de ''flashbacks" irritantes, os inimigos são mais inteligentes e não teleportam de um lugar para o outro do nada, a interação com objetos é muito melhor, e não toda falha te fazendo perder 20 segundos pra abrir um armário e tentar se esconder, ou 1 minuto girando ao redor de um objeto até aparecer a opção de interação, etc.



Pontos Positivos:


-> Eu comecei a análise criticando o jogo, pois realmente me desapontei, esperava muito mais de "Amnesia: The Dark Descent", mas não é por isso que o jogo é totalmente ruim. Na verdade com relação a ambientação, ele até que cumpre com o objetivo de jogo de terror, tem muitas salas e locais assustadores, com muito sangue e até máquinas de tortura, você precisa explorar um castelo cheio de quartos e corredores que parecem infinitos.

-> O gráfico é interessante, deixa tudo mais assustador, bem como os sons - que são essenciais em jogos de terror, atuando como coringa. Você vai sentir mais medo dos barulhos estranhos provenientes da ambientação e das músicas de pânico do que dos monstros em si.

-> Para quem gosta de jogos de enigmas e exploração, este é um prato cheio. Além dos momentos de perseguição, o jogo se resume em olhar sala por sala do castelo interminável em busca de objetos e dicas de como prosseguir. Nem todos os enigmas são chatos, muitos deles te fazem pensar bastante, como por exemplo o da sala de máquinas no qual você precisa encaixar corretamente as engrenagens, puxar as alavancas do modo certo, dar um jeito de bloquear a porta que fecha sozinha através de um mecanismo levadiço e alimentar a máquina de modo que ela possa ser ligada.

-> Existem três monstros diferentes, sendo que os mais diversificados e não encontrados em nenhum outro jogo de terror por aí (pelo menos que eu tenha conhecimento) são os invisíveis. Eles só te atacam se você entrar na água, e você só os detecta pelos seus movimentos na água; você precisa ter estratégia para escapar deles com vida, atraindo-os com pedaços de corpos e outros objetos que podem ser lançados em qualquer direção na água, chamando atenção deles por um curto período.

-> A história do jogo em si não é tão boa e dificilmente vai te prender à tela, entretanto um bônus dado pela produtora foi disponibilizar quatro finais diferentes! Dependendo de suas ações (especialmente na última sala do jogo, a dos portais) o final pode ser bom, pode ser ruim, e pode ser mais ou menos.



Pontos Negativos:


-> Bom, vamos começar falando da história. Ela é contada por anotações (até ai normal), mas também por vários flashbacks insuportáveis! Durante todo o jogo enquanto você anda e explora salas novas, do nada a tela vai ficar meio alaranjada e escura ao mesmo tempo, não te deixando enxergar nada, e umas vozes serão ouvidas - como se fossem os personagens da trama passando pelos mesmos lugares em algum momento no passado. Isso de início parece legal, mas com o tempo fica irritante, atrapalha na jogabilidade e não é interessante! Para completar, o jogo é tão épico que se o monstro estiver atrás de você e começar um desses ''flashbacks'' ou ''visões'' ele para do nada e começa a ir embora! Aconteceu comigo várias vezes, quando o monstro estava muito próximo de mim e ia me pegar, começava um flashback, eu virava para trás e via o monstro parando de me seguir e dando as costas para mim, indo embora como se nunca tivesse me visto!

-> Falando nos monstros, excluindo os invisíveis da água os outros dois são ridículos. Um tem a face desfigurada, o outro tem uma cabeça que parece cogumelo e um facão preso no braço. O ponto é: ambos são bugados. Isso se aplica aos "flashbacks", mas não se resume nisso. Na verdade, o jogo é intuitivo para o ''sneak" ou furtividade, e não para fuga e perseguição. Por conta disso, se você tentar fugir várias coisas vão dar errado. Primeiro, o monstro é mais rápido que você, se tentar fugir ele vai te alcançar e te bater! Segundo, o monstro surge em pontos programados, por conta disso, em determinado momento ele surgiu na minha frente e eu ao invés de me esconder, corri, então conforme eu avançava ele apareceu novamente na minha frente, pois ele estava programado de aparecer ali também! Se você se esconde e ele não te vê, ele simplesmente dá alguns passos até sumir da tela e teleporta para outro lugar. Terceiro, ainda por conta disso eu consegui bugar o jogo, fazendo dois monstros me perseguirem ao mesmo tempo! Corri de um até o lugar que outro apareceria, ao invés de me esconder, e isso fez com que os dois viessem atrás de mim, sem chances de fuga, sorte que o flashback me salvou e fez os dois desaparecerem. Quarto, uma vez que o monstro te viu, vai ser praticamente impossível de escapar, ele é rápido e não te perde de vista, se nada bugá-lo, ele não vai parar de te seguir, vai arrombar portas e armários e vai te neutralizar no final.

-> Apesar de ter uma boa ambientação, o cenário é muito igual, você tem a sensação de estar explorando o mesmo lugar cinco vezes, como há pouca variação. Sempre um estilo de caverna com os mesmos detalhes ou então uma sala abandonada com teias de aranha.

-> O sistema de sanidade é lastimável, ele basicamente te faz morrer caso fique muito tempo no escuro, mas a questão é que praticamente o jogo inteiro é escuro, e até alguns lugares iluminados são considerados escuros pelo jogo. Então, além de não poder fugir do monstro, você não poderá ficar escondido dele no escuro por muito tempo, e se pegar a lanterna (que dura por tempo limitado, necessitando de mais óleo) vai ter a possibilidade de atrair o oponente. É bem complicado querer te impedir de ficar escondido ou andar por lugares escuros dentro de um jogo de terror que se passa num castelo assombrado mal iluminado.

-> Os enigmas são massantes, apesar de alguns serem diferentes, a maioria te faz simplesmente buscar por objetos no escuro. Os monstros nem são obstáculos, caso se esconda deles, dificilmente vão te atrapalhar em resolver um enigma, quer dizer, encontrar algum objeto para combinar com outro e depois usar em algum lugar específico no meio de um monte de sala tudo igual e sem iluminação.



Concluindo, recomendo o jogo mais por ser um clássico do que por sua qualidade, por conta disso, compre-o em uma promoção e tente fazer isso antes de jogar o Outlast. Como eu disse no começo da análise, se você gosta de jogos de terror que quase que se resumem em objetos escondidos em cenários escuros que te obrigam a explorar muito com alguns monstros no caminho, então é possível que você ame o jogo, mas caso seja do tipo que prefere algo mais animado, com mais ação e muito mais perseguição e tensão de se esconder mesmo depois de ter sido visto, então vá jogar Outlast. Os mods de Amnesia são melhores que o jogo em si. Clique aqui para ver a página da Loja.


Nenhum comentário:

Postar um comentário