"Aliens: Colonial Marines" é um jogo de tiro em primeira pessoa (FPS) com a história voltada para eventos que ocorreram após o filme "Alien 3", sendo que toda a trama é acompanhada na pele de Christopher Winter, um Colonial Marine que foi enviado para investigar a nave Sulaco em busca de possíveis sobreviventes da Marine constados como desaparecidos, incluindo Ellen Ripley e Dwayne Hicks. O desenvolver do jogo pode não chamar tanta atenção, entretanto algumas fases especiais acabam por valer todo o tempo consumido em missões repetitivas.
Pontos Positivos:
-> A apresentação inicial do jogo é incrível, tive que
destacá-la como um ponto forte pois ela é realmente estupenda. Como todo
jogador começa meio inseguro e despreparado, tornaram o primeiro encontro com
um Alien 'Xeno' algo épico e assustador!
-> São dez missões diferentes, tornando o jogo relativamente
longo - cerca de 6-10 horas para finalizar a campanha.
-> A luta contra Aliens - principalmente no começo - é bem
interessante; eles consideraram sim os danos ocasionados pelo sangue ácido das
criaturas, que quando entram em contato com você além de ocasionarem a perda de
vida, impedem que a mesma se regenere por um tempo. Eles são realmente rápidos,
dão grandes saltos na sua direção o tempo todo, escalam paredes e entram em
tubulações habilmente, rendendo vários sustos por simplesmente chegarem até você
em um piscar de olhos (diversas vezes virei para um lado da tela e já me
deparava com o Alien em cima de mim).
-> Tem várias referências aos filmes dos Aliens (como é óbvio)
e até ao filme "Prometeus". Isso inclui os tenebrosos ''facehuggers''
e as ninhadas com humanos presos nas paredes.
-> Para quem prefere tiroteios contra humanos, o jogo não deixa
a desejar nesse quesito. Arriscaria dizer que o game é dividido em 30% somente
contra humanos, 40% somente contra Aliens e 30% contra ambos. Entretanto,
quando digo ambos significa literalmente os dois ao mesmo tempo, e também
significa que os dois brigam entre si, não focando somente em você.
-> Durante praticamente toda a campanha você é acompanhado por
bots aliados, que te ajudam a derrotar as hordas de inimigos e aliviam um pouco
a tensão e o medo que a solidão traz. É notável o fato do jogo poder ser jogado
em Cooperativo Online, mas somente se você criar um grupo com amigos que tenham
o jogo (considerando que o modo Online está morto).
-> Se você quer sentir um pouco da tensão do "Alien:
Isolation" não se preocupe, pois neste aqui há uma breve demonstração de
terror. Na primeira parte da missão cinco você se vê sozinho dentro de uma base
repleta de Aliens, mas sem armas e sem poder lutar. Em outras palavras, você
precisa escapar escondido - e em alguns momentos correndo mesmo - das criaturas
tenebrosas, o que na minha opinião foi uma das melhores experiências que o jogo
forneceu.
-> Existem várias opções de armas, você carrega consigo um
pequeno estoque de armamentos, podendo aprimorá-los com pontos arrecadados ao
aumentar sua experiência e classificação.
-> O gráfico é bonito e nem tão pesado. A atmosfera de terror é
forte, tanto na ambientação (com lugares destruídos e escuros) como também no
sistema de áudio (sons horripilantes de Aliens se movimentando por tubulações e
por vezes gritando). As músicas não deixaram a desejar, lembraram até um pouco
das do John Williams, apesar de terem sido produzidas por Kevin Riepl.
-> O jogo tem suporte ao controle de X-box 360 e possui sistema
de conquistas.
Pontos Negativos:
-> Se você não acompanhou os filmes ou não tem muita intimidade
com a história da franquia "Alien", então não vai gostar ou nem vai
prestar atenção no enredo do jogo, afinal ele não é muito ''aberto'' e
''chamativo'' para quem não tem conhecimento da história como um todo.
-> Apesar de não ser assim tão longo, o jogo é bem repetitivo,
deixando a desejar na variação de conteúdo. Você vai cansar de tanto matar
Aliens e humanos que aparecem como se fossem formigas, com batalhas iguais e
prolongadas pelo surgimento de mais e mais inimigos.
-> Não somente no conteúdo, a variação de cenário deixa muito a
desejar. Você sente como se tivesse passado naquele lugar várias vezes, pois a
nave inicial é quase que inteiramente com a mesma aparência; quando você sai de
lá e vai para o planeta, nota que nele você explora bases que são bem
parecidas com a nave... Não obstante, o planeta se resume em rochas e cavernas
formando paisagens iguais.
-> Se não bastasse a pouca variação de conteúdo e de cenários,
há também pouca variação de inimigos. São sempre os mesmos: aliens normais que
no começo dão susto, mas depois se tornam uma rotina fraca; aliens cuspidores
de ácido que enchem o saco; humanos que usam (quase) sempre as mesmas armas e
táticas.
-> Poucos Bosses. De verdade apenas dois. O primeiro é um alien
de tamanho mediano que você enfrenta em um robô fuleiro e o Final a rainha
Alien gigante, que não apresenta desafio algum. Ela é toda bugada, fácil de
desviar dos golpes e de enrolar no caminho, derrotada por uma estratégia
simples de apertar botões - nada de tiros ou pancadaria nesse caso. Posso
afirmar que o primeiro chefão foi muito mais difícil de passar que do último.
-> Cooperativo Online e outros modos extras Mortos. Ninguém
joga. Você só vai poder aproveitar a campanha - e sozinho. Os modos de deathmatch,
survival e etc inexistem pela falta de jogadores. E mais uma coisa, não é
possível jogar Co-op Local, apenas em Console. Mesmo que você tenha um
adaptador que aceite dois controles, o jogo para Windows não tem suporte para o
modo Local.
-> Mecânica de vida questionável. Mas isso pode não ser um
ponto negativo caso busque por desafios. Você perde o escudo muito fácil - com
poucos golpes ou tiros - e sua barra de vida é dividida em três partes, ao
perder metade de uma parte, esta vai se regenerar por completo, mas se perder a
parte inteira, não há regeneração - apenas com medkit. Minha dica é usar a
shotgun contra Aliens próximos, como os golpes podem ser fatais.
-> Conquistas difíceis, exigindo obter um ranking altíssimo -
talvez fosse mais fácil com o modo online disponível. Para quem quer um jogo
'perfeito', pode esquecer.
Concluindo, recomendo sim "Aliens: Colonial
Marines" pela sua mistura de suspense e terror com FPS e exploração. Você
sem dúvidas vai se divertir explodindo Aliens e jogando ''facehuggers'' para
longe da sua cara. De forma resumida, este jogo é mais voltado para ação do que
para sustos, portanto se você busca algo mais tenso experimente "Alien
Isolation", o qual você praticamente não enfrenta Aliens, mas sim se esconde
deles o tempo todo. Sendo você fã ou não da franquia, dê uma chance e não vai
se arrepender, como o jogo proporciona sim uma boa experiência apesar de ter
pouca variação de conteúdo no geral. Clique aqui para ver a página da Loja.
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