Análise Intermediária - Aliens: Colonial Marines


"Aliens: Colonial Marines" é um jogo de tiro em primeira pessoa (FPS) com a história voltada para eventos que ocorreram após o filme "Alien 3", sendo que toda a trama é acompanhada na pele de Christopher Winter, um Colonial Marine que foi enviado para investigar a nave Sulaco em busca de possíveis sobreviventes da Marine constados como desaparecidos, incluindo Ellen Ripley e Dwayne Hicks. O desenvolver do jogo pode não chamar tanta atenção, entretanto algumas fases especiais acabam por valer todo o tempo consumido em missões repetitivas.


Pontos Positivos:


-> A apresentação inicial do jogo é incrível, tive que destacá-la como um ponto forte pois ela é realmente estupenda. Como todo jogador começa meio inseguro e despreparado, tornaram o primeiro encontro com um Alien 'Xeno' algo épico e assustador!

-> São dez missões diferentes, tornando o jogo relativamente longo - cerca de 6-10 horas para finalizar a campanha.

-> A luta contra Aliens - principalmente no começo - é bem interessante; eles consideraram sim os danos ocasionados pelo sangue ácido das criaturas, que quando entram em contato com você além de ocasionarem a perda de vida, impedem que a mesma se regenere por um tempo. Eles são realmente rápidos, dão grandes saltos na sua direção o tempo todo, escalam paredes e entram em tubulações habilmente, rendendo vários sustos por simplesmente chegarem até você em um piscar de olhos (diversas vezes virei para um lado da tela e já me deparava com o Alien em cima de mim).

-> Tem várias referências aos filmes dos Aliens (como é óbvio) e até ao filme "Prometeus". Isso inclui os tenebrosos ''facehuggers'' e as ninhadas com humanos presos nas paredes.

-> Para quem prefere tiroteios contra humanos, o jogo não deixa a desejar nesse quesito. Arriscaria dizer que o game é dividido em 30% somente contra humanos, 40% somente contra Aliens e 30% contra ambos. Entretanto, quando digo ambos significa literalmente os dois ao mesmo tempo, e também significa que os dois brigam entre si, não focando somente em você.

-> Durante praticamente toda a campanha você é acompanhado por bots aliados, que te ajudam a derrotar as hordas de inimigos e aliviam um pouco a tensão e o medo que a solidão traz. É notável o fato do jogo poder ser jogado em Cooperativo Online, mas somente se você criar um grupo com amigos que tenham o jogo (considerando que o modo Online está morto).

-> Se você quer sentir um pouco da tensão do "Alien: Isolation" não se preocupe, pois neste aqui há uma breve demonstração de terror. Na primeira parte da missão cinco você se vê sozinho dentro de uma base repleta de Aliens, mas sem armas e sem poder lutar. Em outras palavras, você precisa escapar escondido - e em alguns momentos correndo mesmo - das criaturas tenebrosas, o que na minha opinião foi uma das melhores experiências que o jogo forneceu.

-> Existem várias opções de armas, você carrega consigo um pequeno estoque de armamentos, podendo aprimorá-los com pontos arrecadados ao aumentar sua experiência e classificação.

-> O gráfico é bonito e nem tão pesado. A atmosfera de terror é forte, tanto na ambientação (com lugares destruídos e escuros) como também no sistema de áudio (sons horripilantes de Aliens se movimentando por tubulações e por vezes gritando). As músicas não deixaram a desejar, lembraram até um pouco das do John Williams, apesar de terem sido produzidas por Kevin Riepl.

-> O jogo tem suporte ao controle de X-box 360 e possui sistema de conquistas.



Pontos Negativos:


-> Se você não acompanhou os filmes ou não tem muita intimidade com a história da franquia "Alien", então não vai gostar ou nem vai prestar atenção no enredo do jogo, afinal ele não é muito ''aberto'' e ''chamativo'' para quem não tem conhecimento da história como um todo.

-> Apesar de não ser assim tão longo, o jogo é bem repetitivo, deixando a desejar na variação de conteúdo. Você vai cansar de tanto matar Aliens e humanos que aparecem como se fossem formigas, com batalhas iguais e prolongadas pelo surgimento de mais e mais inimigos.

-> Não somente no conteúdo, a variação de cenário deixa muito a desejar. Você sente como se tivesse passado naquele lugar várias vezes, pois a nave inicial é quase que inteiramente com a mesma aparência; quando você sai de lá e vai para o planeta, nota que nele você explora bases que são bem parecidas com a nave... Não obstante, o planeta se resume em rochas e cavernas formando paisagens iguais.

-> Se não bastasse a pouca variação de conteúdo e de cenários, há também pouca variação de inimigos. São sempre os mesmos: aliens normais que no começo dão susto, mas depois se tornam uma rotina fraca; aliens cuspidores de ácido que enchem o saco; humanos que usam (quase) sempre as mesmas armas e táticas.

-> Poucos Bosses. De verdade apenas dois. O primeiro é um alien de tamanho mediano que você enfrenta em um robô fuleiro e o Final a rainha Alien gigante, que não apresenta desafio algum. Ela é toda bugada, fácil de desviar dos golpes e de enrolar no caminho, derrotada por uma estratégia simples de apertar botões - nada de tiros ou pancadaria nesse caso. Posso afirmar que o primeiro chefão foi muito mais difícil de passar que do último.

-> Cooperativo Online e outros modos extras Mortos. Ninguém joga. Você só vai poder aproveitar a campanha - e sozinho. Os modos de deathmatch, survival e etc inexistem pela falta de jogadores. E mais uma coisa, não é possível jogar Co-op Local, apenas em Console. Mesmo que você tenha um adaptador que aceite dois controles, o jogo para Windows não tem suporte para o modo Local.

-> Mecânica de vida questionável. Mas isso pode não ser um ponto negativo caso busque por desafios. Você perde o escudo muito fácil - com poucos golpes ou tiros - e sua barra de vida é dividida em três partes, ao perder metade de uma parte, esta vai se regenerar por completo, mas se perder a parte inteira, não há regeneração - apenas com medkit. Minha dica é usar a shotgun contra Aliens próximos, como os golpes podem ser fatais.

-> Conquistas difíceis, exigindo obter um ranking altíssimo - talvez fosse mais fácil com o modo online disponível. Para quem quer um jogo 'perfeito', pode esquecer.



Concluindo, recomendo sim "Aliens: Colonial Marines" pela sua mistura de suspense e terror com FPS e exploração. Você sem dúvidas vai se divertir explodindo Aliens e jogando ''facehuggers'' para longe da sua cara. De forma resumida, este jogo é mais voltado para ação do que para sustos, portanto se você busca algo mais tenso experimente "Alien Isolation", o qual você praticamente não enfrenta Aliens, mas sim se esconde deles o tempo todo. Sendo você fã ou não da franquia, dê uma chance e não vai se arrepender, como o jogo proporciona sim uma boa experiência apesar de ter pouca variação de conteúdo no geral. Clique aqui para ver a página da Loja.


Nenhum comentário:

Postar um comentário