Análise Intermediária - Alchemy Mysteries: Prague Legends


"Alchemy Mysteries: Prague Legends" é um jogo point-click e hidden object bem diferente dos tradicionais, por ser simples mas ao mesmo tempo ter um bom enredo e várias cenas com animações. Você não vai se deparar com uma novela visual ou apenas desenhos com os quais você pode parcialmente interagir, mas nunca desbloquear cortes de cena. Em outras palavras, este é um jogo com muitas animações ao interagir com o cenário e ao progredir com a história, e não apenas um game composto por desenhos estáticos.

Você vai notar a boa qualidade gráfica e de áudio, e apesar de no jogo inteiro ter apenas três ou quatro músicas, estas foram muito bem-feitas e realmente dão aquele empurrãozinho na imersão da trama. "Prague Legends" conta sobre uma moça que viaja até uma cidade exótica em busca de conhecimento, a fim de descobrir mais a respeito da história de sua família, a qual ela não sabe nada. Entretanto, no desenvolver do enredo você vai se surpreender tanto quanto ela ao notar que a família dela engloba um passado distante que a pouco tempo voltou a assombrar os ''tempos modernos'', com segredos que podem alterar o curso da humanidade.

A mecânica do jogo é bem simples, mas você pode levar muito tempo para finalizá-lo sem ajuda de um guia. Seguindo instruções objetivas talvez você consiga terminá-lo em aproximadamente 4-6 horas, mas sem ajuda alguma pode acabar levando até mais de 10 horas. Basicamente a jogabiliadde é de point-click, você clica em setinhas para mudar o campo de visão da personagem e para explorar e entrar em novas áreas. Em tais áreas é possível recolher e interagir com diferentes objetos, de modo a prosseguir com a trama ao executar os passos corretos, que quase nunca ficam explícitos.

Mas não se preocupe, o jogo não é tão difícil quanto parece, pois existe um botão azul com um ponto de interrogação, que pode ser usado infinitas vezes tendo apenas um tempo de espera após cada ativação. Este botão te mostra o que fazer e como passar de cada parte do jogo, e mesmo que você queira terminá-lo sem guia, pode se ver preso em algum momento, tendo a opção de clicar no botão e acabar com todo o mistério. Em muitas partes do jogo você também vai se deparar com enigmas e com interfaces de objetos escondidos.

As interfaces de objetos escondidos aparecem muitas vezes, e em cada uma delas uma lista de objetos é dada para que você encontre-os no meio de uma bagunça. É engraçado notar como nossos olhos nos enganam, várias vezes os objetos específicos estarão expostos na nossa cara e acabaremos por não vê-los, devido ao fato de termos muitas e muitas distrações na tela, muitos lugares para olhar cautelosamente e muitos objetos desnecessários espalhados. Já os enigmas são bem diversificados: tem alguns de encontrar os pares (estilo jogo da memória), alguns de encaixar objetos nos lugares corretos (estilo quebra-cabeça), e um último enigma complicado de prismas (você precisa posicionar os prismas corretamente de modo que a luz passe por todos e atinja a pedra final).

Durante todos os enigmas e cenas animadas, um botão ''pular'' é disponibilizado. E o botão é auto-explicativo, ele literalmente pula o enigma ou a cena, caso não consiga completá-lo ou não tenha paciência de assistir. Isso está ligado ao sistema de conquistas, pois uma delas é não usar o botão de pular nenhuma vez. Fora isso, não há restrições. O jogo dropa cartas com o tempo e as conquistas são até que fáceis de conseguir com um guia, podendo render mais um jogo 100% completo para sua lista.

Assim, recomendo "Alchemy Mysteries" para fãs de point-click, afinal é um jogo bom e que não te força a continuar jogando, mas sim prende o seu interesse. Seria interessante adquiri-lo em uma promoção, como ele é bem limitado e pode acabar não valendo o preço original. Se você não gosta de jogos parados, sem muito dinamismo, talvez enjoe rapidamente deste, pois as cenas animadas não são o suficiente para deixar o jogo de fato animado, como este estilo de jogo é de clique, não de ação. Um dos maiores pontos negativos é a quantidade de objetos escondidos a serem encontrados nas interfaces relativas, cansando demais os olhos, mas nada que o botão ''pular'' ou o botão de ''ajuda'' não resolvam. Ah, e o jogo tem a opção de tradução para português. Clique aqui para ver a página da Loja.


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário