Análise Completa - No More Room in Hell


"No More Room in Hell" é um jogo de tiro em primeira pessoa lançado em 2011 como uma modificação na engine da Valve de modo a criar uma experiência de sobrevivência em um mundo pós-apocalíptico dominado por seres mortos-vivos, os famosos zumbis. São oito sobreviventes diferentes que devem agir em equipe e em união de modo a vencer hordas dos monstros sanguinários e executar os objetivos propostos, sejam de exploração e fuga ou de defender bases.

Dados do Jogo

Gêneros: ação, gratuito, indie, terror, multijogador.
Desenvolvedor: Matt "Max" Kazan.
Disponível em português? Não.
Número de conquistas Steam: 92.
Dificuldade em obter todas as conquistas: alta.
Nota geral pela Metacritic: 7.8/10.
Tempo estimado de jogabilidade: varia muito.
Recursos: compatível com VR, Valve anti-trapaça.
Conteúdo adicional: apenas a OST (trilha sonora).
Plataformas: Windows, OS X, Linux, Steam OS.

Jogabilidade


Apesar de parcialmente acatar comandos por 'joystick', a experiência é mais fluída e compatível totalmente com teclado e mouse, com controles fáceis e simples de manejar. A interface HUD é limitada, tornando tudo mais imersivo e um tanto quanto complexo. Por exemplo, não é possível ver sua própria vida com facilidade e nem a quantidade de tiros sobrando, porém, é possível observar os nomes e pontos vitais de outros jogadores da equipe olhando diretamente para os mesmos. As informações exibidas na tela são relativas ao modo de jogo, como por exemplo a vida de cada base a ser defendida ou o objetivo atual. Também há um chat dentro do jogo que se torna temporariamente visível conforme novas mensagens são enviadas.


A dificuldade e experiência no jogo é parcialmente alusiva ao servidor escolhido pelo jogador, como há uma grande variedade de opções e cada servidor tem seus próprios atributos, ou características. De modo geral são quatro tipos principais diferentes: o original, o casual, o de conquistas e o exótico. O original, como o nome sugere, segue com a dificuldade proposta inicialmente pelo desenvolvedor, com armas e munições bem escassas, bem como itens e objetos curáveis. A equipe precisa ser muito unida e organizada para sobreviver, bem como saber lidar com armas corpo a corpo de modo a aproveitar qualquer recurso encontrado pelo caminho, instigando também à exploração do mapa. O modo casual é muito parecido com o original, exceto por possibilitar o acesso e uso de um menu com todas as opções de armas e objetos a serem utilizados quando desejar e de modo infinito através do comando "!guns" (sem aspas). O de conquista é realmente voltado para obtenção das conquistas, mas de modo simplificado. O motivo é evidente: vida ilimitada para todos na equipe e acesso a todas as armas. O exótico, em contrapartida, pode ser original ou casual, mas com mapas e complementos não-oficiais, ou seja, criados pela comunidade.

Modos de Jogo


Como já deve ser possível ter notado, este é um jogo totalmente voltado para um ambiente multijogador, não contendo um modo campanha ou ''offline'' com bots. A inteligência artificial se limita aos zumbis, que variam desde criaturas lentas e desmioladas até seres rápidos e ágeis. Existem dois modos Online diferentes: o de sobrevivência e o de objetivos. O primeiro se resume em defender bases em um mapa de tamanho moderado junto com a sua equipe, sobrevivendo cerca de dez hordas de zumbis cada vez mais fortes e em maior quantidade. No segundo instruções são dadas pelo jogo incentivando você e sua equipe a escaparem de mapas maiores lotados de zumbis, realizando diferentes atividades no caminho até o veículo de fuga.

Mapas, Personagens e Zumbis


Um fato inquestionável neste título é sua ampla variedade de mapas e cenários. Além dos não-originais, que permitem se aventurar até mesmo pela casa branca, já existem entre dez e trinta mapas oficiais. Eles permitirão que você se aventure pela floresta, fazenda, cidade em ruínas, metro, shopping, esgoto, escola, mercado e até mesmo pela favela. Além do mais, completar cada mapa oficial gera uma conquista, que é um grande incentivo para experimentar cada um dos mapas. Sobre os personagens são oito opções que podem ser escolhidas no menu principal, sendo sete delas homens e apenas uma mulher. O personagem que você escolher vai ser sempre seu não importa se já houver outro jogador com o mesmo personagem na partida. Com relação aos zumbis normalmente são lentos e alvos fáceis, porém em alguns momentos e ondas se tornam rápidos e perigosos. Existem três tipos de zumbis: homens, mulheres e crianças.

Easter-Eggs


Um ponto bem interessante é que existem várias referências de homenagem, ou easter-eggs, a filmes e seriados nos mapas e interfaces. Você pode notar algo novo a cada partida, pois nesse sentido o jogo é rico em cultura, sendo mais um passatempo divertido a se fazer. Apenas para citar alguns: o próprio nome do jogo vem de inspiração do filme "Madrugada dos Mortos"; um dos personagens é o Bateman, protagonista do filme "Psicopata Americano"; outro personagem, Wally, é baseado em Walter Sobchak do filme "O Grande Lebowski"; existe um mapa do acampamento que o Jason massacrou no filme "Sexta-feira treze"; em determinado mapa é possível ver a porta que apareceu no primeiro episódio do seriado "The Walking Dead", com a inscrição "Don't Open, Dead Inside". Detalhes menores em mapas e conquistas dos filmes "Robin Hood", "Jogos Vorazes", "Guerra Mundial Z", "Quarentena", "Noite dos mortos-vivos" entre outros.

Gráficos e Ambientação


A qualidade gráfica deste jogo é aceitável; apesar do gráfico não ser o mais importante e não atrapalhar na jogabilidade, ele não deixa a desejar, podendo ser comparado com jogos pioneiros da geração ps3 e x-box 360. A textura não é tão detalhada, mas de modo geral a aparência dos personagens, zumbis e cenários é relativamente boa. Com relação à atmosfera, é imersiva incluindo no sistema de áudio, com sons excelentes providos pelo ambiente e pelos monstros. O terror é aprimorado através de cada som, e a trilha sonora tem forte peso nisso, sendo muito bem explorada e tendo sido produzida de modo majestoso. As músicas são marcantes e tornam cada momento único, somando com as paisagens sombrias para tornar toda a experiência a mais épica possível.

Outras Informações


Existem mais de trinta armas diferentes para serem utilizadas (principalmente por meio do menu). O arsenal varia desde pistolas, shotguns, armas automáticas até serra elétrica, facão e taco de beisebol. As armas são entrelaçadas com as conquistas, pois conquistas são liberadas ao matar 500 zumbis com cada arma de fogo e 250 zumbis com cada arma corpo a corpo. Entretanto, o que torna realmente complexa a obtenção de todas as conquistas são as de completar determinados mapas no modo objetivo sob tempo cronometrado. É possível ficar infectado ao sofrer dano por algum zumbi, porém a infecção pode ser facilmente curada com pílulas e caso não seja tratada o jogador se torna um zumbi, mas controlado pela inteligência artificial.

Resumo Final


"No More Room in Hell" é, certamente, um dos melhores mods e ao mesmo tempo títulos gratuitos disponível na Steam. Para quem gosta de jogos de terror de sobrevivência e de zumbis, este é um prato cheio que pode ser aproveitado por até mesmo uma centena de horas de modo viciante. Há muitos lugares para explorar, muitos desafios a serem ultrapassados e muitos zumbis para terem os miolos arrancados da cabeça. O que mais surpreende é que apesar de tanta qualidade e conteúdo disponível, o jogo é totalmente gratuito, ou seja, não há nenhuma loja interna ou possibilidade de transação, o único meio de contribuir financeiramente com o desenvolvedor é através da compra da trilha sonora na página da loja. Através de toda análise escrita é possível resumir os prós e contras conforme segue abaixo.

Pontos positivos:

> Grande variedade de mapas e cenários;
> Muitos Easter-Eggs de filmes e outras obras;
>Um gráfico convincente e uma boa atmosfera;
> Ótima trilha sonora e ambientação imersiva;
> Diferentes tipos de servidores disponíveis;
> Possibilidade de formar equipes com até oito participantes;
> Dois modos de jogo: objetivo e sobrevivência;
> Muitas conquistas, umas exóticas outras desafiadoras;
> Várias opções de armas e bombas;
> Possibilidade de ser infectado por zumbis.

Pontos negativos:

> Nenhum modo offline ou de campanha;
> Possibilidade de não encontrar jogadores suficientes;
> Possibilidade de encontrar servidores desativados; 
> Problemas com longo tempo para ''respawn''; 
> Impossibilidade de jogar como um zumbi, mesmo que infectado;
> Conteúdo se torna repetitivo no decorrer do tempo;
> Não há possibilidade de criar seu próprio personagem;
> Nenhum boss ou zumbi especial, poderoso.





Nenhum comentário:

Postar um comentário